ATENÇÃO e Previsão Volçtada para Defesa Civil SC – 26.11.2015

 

OBSERVACAO 26/11/2015 – 22h20min:  Pancadas de chuva com descarga elétrica no Oeste, Meio Oeste e Planalto Norte nas próximas 3 horas (Epagri/Ciram)

 

OBSERVAÇÃO – 26/11/2015 17h55m: Nas próximas 3 horas,  pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Oeste e Meio Oeste de SC. (Epagri/Ciram)

 

AVISO METEOROLÓGICO – 26/11/2015 (EPAGRI/CIRAM)

A partir desta quinta-feira (26/11) até o próximo sábado (28/11), as condições atmosféricas ficam instáveis em Santa Catarina, especialmente nas regiões Oeste e Meio Oeste, onde há risco de chuva forte, granizo e rajadas intensas de vento. Estas condições devem ocorrer nos períodos da tarde e noite e com maior intensidade no sábado (28/11), quando uma frente fria deve avançar pelo Estado catarinense.

Enquanto nesta quinta e na sexta-feira (26 e 27/11) a chuva deve se concentrar mais na parte Oeste do Estado, no sábado (28/11) é mais abrangente, podendo ser forte também nas demais regiões. Neste dia, há também maior risco de tempo severo no Estado, com possibilidade de granizo e rajadas de vento forte à medida que a frente fria avançar por Santa Catarina. No Oeste, o volume de chuva pode exceder 100 mm no sábado.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Permanecer em local seguro; Não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados; Fechar janelas e portas; Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências; Não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

 

 

AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – (EPAGRI/CIRAM)

Quinta-feira (26/11) – AVISO

Tempo: Céu encoberto e condição de chuva moderada a forte à tarde e à noite no Oeste e Meio Oeste. Chuva fraca devido aos ventos marítimos na Grande Florianópolis e Litoral Norte.

Temperatura: Amena devido à nebulosidade.

Vento: leste a nordeste, fraco a moderado, com rajadas associadas às pancadas de chuva.

Sistema: Intensificação de um sistema de baixa pressão que influencia o OesteAlta instabilidade atmosférica à tarde. Ventos úmidos do mar influenciando o leste.

26.11.2015 Realcada

Imagem Satélite GOES-13 Realcada 26.11.2015 – 08hs

Sexta-feira (27/11) – AVISO

Tempo: Céu encoberto no Oeste e Meio Oeste com chuva no decorrer de todo o dia. Nas regiões do Planalto Sul e Litoral Sul, a chuva inicia no período da tarde. Risco de temporal com raios, rajadas de vento forte e granizo. No Vale do Itajaí e Planalto Norte, pancadas isoladas. Nas demais regiões o sol aparece.  

Temperatura: Alta em todas as regiões.

Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas.

Sábado (28/11) – AVISO

Tempo: Tempo instável com chuva em todo o Estado. A chuva deve ser moderada a forte e com volume elevado no Oeste e Meio Oeste. Alto risco de temporais com granizo e ventania. À tarde a chuva diminui nas regiões do Planalto e Litoral, retornando no período da noite.

Temperatura: mais amena devido à nebulosidade.

Vento: noroeste a sul, moderado a forte com rajadas.

Domingo (29/11)

Tempo: Afastamento da frente fria e entrada de uma massa de ar mais frio e seco deixando o tempo estável. Apenas no  Planalto Norte e Litoral Norte o céu permanece encoberto e ocorre chuva no período da tarde.

Temperatura: Baixa no início do dia, amena à tarde.

Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.

Segunda-feira (30/11)

Tempo: Uma massa de ar mais seco deixa o tempo estável. A nebulosidade ainda persiste no Planalto Norte e Litoral Norte, com pancadas de chuva.

Temperatura: Temperatura alta no Oeste e Litoral Sul. Amena nas demais regiões.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 01 a 10 de dezembro de 2015

O mês de dezembro inicia com tempo firme e temperatura em elevação em Santa Catarina. A partir do dia 02/12 a chuva retorna ao Estado na forma de pancadas no período da tarde em todas as regiões. Nos dias seguintes as pancadas de chuva à tarde devem ser frequentes no Estado.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISO 26/11/2015 – 13h45m: Na próxima hora, Risco de temporal com rajadas de vento acima de 60 km/h e granizo nas proximidades de Quilombo e Coronel Freitas. (EPAGRI/CIRAM)

OBSERVAÇÃO 26/11/2015 – 11h45m: Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Oeste de SC. (EPAGRI/CIRAM)

ATENÇÃO 26/11/2015 – 11h35m: Nas próximas 3 horas, chuva persistente no Litoral, com intensidade moderada por alguns momentos no Litoral Norte e Grande Florianópolis. (EPAGRI/CIRAM)