ATENÇÃO e Previsão Voltada Defesa Civil SC – 12.09.2015

 

OBSERVAÇÃO 12/09/2015: Mar agitado com picos de onda de 2,0 m no Litoral de SC. Maré alta com risco de alagamentos nos picos de preamar (nível máximo de uma maré cheia) nas partes baixas e suscetíveis das cidades litorâneas de Santa Catarina.

ATENÇÃO METEOROLÓGICA – Domingo com previsão de geada moderada a forte em Santa Catarina. Fonte: Epagri/Ciram            

No domingo (13/09), a temperatura permanece baixa na madrugada e amanhecer, porém com frio menos intenso do que neste sábado (12/09). No Planalto Sul, a temperatura ainda será negativa, mínima prevista de -3ºC. Previsão de geada moderada a forte nas áreas altas do Oeste ao Planalto, no Vale do Itajaí e Florianópolis Serrana, com probabilidade de ocorrência em torno de 90%, com risco para as culturas agrícolas em brotação e florescimento.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Geada: Produtores rurais devem adotar medidas preventivas.

Frio intenso: Cuidado especial com população mais vulnerável, como moradores de rua, famílias carentes, idosos e crianças. Atenção também com animais domésticos.

Mar agitado: Perigo a navegação de pequenas e médias embarcações e atvidades de pesca. 

Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. 

 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri-Ciram

Sábado (12/09): Tempo estável e frio, com sol e poucas nuvens em Santa Catarina. Temperatura em pequena elevação durante o dia e baixa à noite. 

OBSERVAÇÃO: mar agitado com picos de onda de 2,0 m no Litoral de Santa Catarina. Maré alta com risco de alagamentos nos picos de preamar (nível máximo de uma maré cheia) nas partes baixas e suscetíveis das cidades litorâneas de Santa Catarina.

Sistema Meteorológico: Sistema de alta pressão (massa de ar frio) no Sul do Brasil. 

12.09.2015 Visivel

 

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Domingo (13/09): Sol com algumas nuvens em todas as regiões. No fim do dia, as nuvens aumentam de Florianópolis ao norte do estado, com chance de chuva fraca especialmente no Litoral Norte. 

ATENÇÃO: Temperatura baixa ainda na madrugada e amanhecer, porém com frio menos intenso do que neste sábado. No Planalto Sul a temperatura segue negativa, mínima prevista de -3ºC. Previsão de geada moderada a forte nas áreas altas do Oeste ao Planalto, no Vale do Itajaí e Florianópolis Serrana, com risco para as culturas agrícolas em brotação e florescimento. 

Sistema Meteorológico: Sistema de alta pressão (massa de ar frio) no Sul do Brasil, com deslocamento para o oceano. 

 

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Segunda-feira (14/09): Sol com algumas nuvens e temperatura em elevação. Na madrugada há chance de chuva fraca na Grande Florianópolis e no Litoral Norte, devido a circulação marítima. Sem Aviso.

Terça-feira (15/09): Sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva entre a tarde e noite, devido a proximidade de um sistema de baixa pressão. OBSERVAÇÃO: Risco descargas elétricas (raios) e temporal isolado no Oeste de SC.

Quarta-feira (16/09): Tempo instável com chuva em todo o Estado, moderada a forte e com maiores acumulados no Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, especialmente nas áreas mais próximas ao RS, devido a um sistema de baixa pressão. OBSERVAÇÃORisco descargas elétricas (raios) e temporal isolado com ventania e granizo.

Acompanhe atualizações de boletins !

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.  

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil