Atenção e Previsão Voltada para Defesa Civil 03.12.2016

ALERTA

ALERTA PARA DESLIZAMENTOS DE TERRA – 03/12/2016 23h:40 – Nas últimas 12 horas os acumulados de chuva superaram os 80 mm na Grande Florianópolis Litorânea. Em virtude disso, há risco para deslizamentos de terra, especialmente em Florianópolis, São José, Palhoça, Antônio Carlos e Governador Celso Ramos.

Dados: CENAD, Defesa Civil SC e Cemaden.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros 193.

———————————————————————————

AVISO DE MAR – Atualizado em 03/12 as 18h:20 – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

VENTOS – MAR AGITADO – RESSACA

Domingo (04/12) e inicio de semana com mar muito agitado a grosso no litoral de SC. No domingo (04/12) um sistema de baixa pressão se intensifica na área oceânica em frente ao litoral de SP, PR e norte de SC mantendo o vento de sudeste intenso e persistente deixa o mar muito agitado a grosso com ondas altas com picos de 3,0 a 4,5 m, trazendo risco para atividades de navegação e pesca no Litoral de SC especialmente ao norte de Florianópolis e em áreas afastadas da costa e risco de ressaca para a área costeira catarinense. Na segunda-feira (05/12) mar continua muito agitado a grosso no litoral catarinense, com ressaca em áreas próximas à costa.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Mar agitado: há risco para navegação e atividades de pesca.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

———————————————————————————-

ATENÇÃO METEOROLÓGICA – Atualizado em 03/12 as 18h:20 – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

PANCADAS DE CHUVA – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – CHUVAS INTENSAS

Tarde e noite de sábado e manhã de domingo com chuva em parte de SC O sábado (03/12) começou com chuva, por momentos de intensidade moderada, no Oeste e Meio Oeste e seguiu com melhoria durante a tarde. Nas demais regiões a chuva concentra-se no período da tarde. Até o final da noite no Planalto Norte, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Grande Florianópolis a chuva pode ser moderada por alguns momentos, com acumulado de 30 a 60 mm em média, podendo ocorrer pontuais maiores especialmente no Litoral Norte, Vale do Itajaí e Planalto Norte. Para as demais regiões a previsão é de chuva com acumulado de 10 a 30 mm.

No domingo (04/12), o Litoral e o norte do Estado seguem com chuva em boa parte do dia, mais persistente no Litoral Norte, onde o acumulado pode chegar a 30 e 40 mm em algumas localidades. No decorrer do dia o tempo melhora, com o afastamento das áreas de instabilidade para o oceano.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL – EPAGRI-CIRAM

Sábado (03/12) – ATENÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA COM RAIOS – CHUVA INTENSA

Tempo: instável com céu encoberto e pancadas de chuva com raios ao longo do dia em todas as regiões, mais intensa no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte.

Temperatura: pequena elevação devido à cobertura de nuvens, porém abafado.

Vento: nordeste a sudeste, fraco a moderado, com rajadas.

Sistema: baixa pressão sobre o Estado.

Domingo (04/12) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES

Tempo: encoberto, melhorando no decorrer do dia no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul. Nas demais regiões, o tempo segue instável com chuva, mais persistente no Litoral. No fim do dia, o tempo melhora um pouco com o afastamento das áreas de instabilidade para o oceano.

Temperatura: sobe mais no Oeste e Meio Oeste. Amena nas demais regiões.

Vento: nordeste a sudeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.

Sistema: baixa pressão em deslocamento para o oceano.

Segunda-feira (05/12):

Tempo: sol em todas as regiões, mais nuvens na Grande Florianópolis e norte do Estado com chuviscos no início do dia.

Temperatura: em elevação no Oeste.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

Terça e quarta-feira (06 e 07/12):

Tempo: sol com aumento de nuvens no decorrer do dia. Do Oeste ao Litoral Sul, condições de pancadas de chuva entre a tarde e noite.

Temperatura: elevada em todas as regiões.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 08 a 18/12 de 2016

O indicativo é de um período com chuva mais frequente em Santa Catarina, diferente do ocorrido em novembro. Entre os dias 08 e 10, condição de chuva no Estado, associada à passagem de uma frente fria. Temperatura mais elevada, mais quente no Oeste.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta