Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil 05.02.2015

AVISO METEOROLÓGICO: Entre esta quinta-feira (05) e sexta-feira (06), a influência de um ciclone subtropical que passará pelo oceano, deve favorecer pancadas de chuva entre o Vale do Itajaí (especialmente médio e baixo vale) e Litoral catarinense,  sendo moderada a forte em alguns momentos. Ventos de sudeste/sul com rajadas de 50 a 60 km/h. devem alterar o mar na sexta-feira e no sábado, com picos de onda de 2.0 a 2.5 m próximo a costa em boa parte do Litoral Catarinense e 3.0 m no Litoral Sul, mais altos em alto mar.

Os acumulados desta quinta (05) variam de 40 a 50mm, com pontuais de 80 a 100mm em curto espaço de tempo, especialmente Litoral Norte. Risco de alagamentos e deslizamentos. Já na sexta (06), varia de 20 a 30mm com pontuais de 50mm. Especialmente Litoral Sul.  Risco de alagamentos e deslizamentosFonte: Epagri-Ciram

ALERTA: Risco de deslizamentos especialmente nas áreas vulneráveis do litoral onde vem sendo registrandos acumulados expressivos de chuva nas últimas 72hs, como nas cidades e entorno da Grande Florianópolis (Florianópolis, São José, Palhoça, São João Batista e Alfredo Wagner), Baixo e Médio Vale do Itajaí e Litoral Centro (Camboriú, Itapema, Blumenau, Gaspar e Ilhota), Litoral Norte (Joinville, Balneário Barra do Sul, São João do Itaperiú e Itapoá) e Litoral Sul (Jacinto Machado, Meleiro e Criciúma)

Veja as recomendações da Defesa Civil SC:

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos/Escorregamentos de terradeve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SCFonte: Epagri-Ciram

Quinta-feira (05/02): Tempo mais fechado com pancadas ocasionais de chuva no Litoral e Vale do Itajaí, especialmente médio e baixo Vale. Nessas áreas o acumulado de chuva médio varia de 40 a 50 mm com pontuais de 80 a 100 mm, principalmente no Litoral Norte, com risco de alagamentos. No restante do Estado, a nebulosidade permite aberturas de sol no decorrer do dia e há previsão de pancadas isoladas de chuva para a tarde e noite.

OBSERVAÇÃO: descargas elétricas, especialmente no Oeste.

Sistema meteorológico: ciclone subtropical no oceano, em frente ao Litoral de SP e PR, favorecendo a entrada de umidade no leste de SC. Convecção isolada à tarde devido ao calor e alta umidade.

carta 20150205

Carta sinótica – 05/02/2015 – 06h (GMT). Fonte: Defesa Civil SC.

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Sexta-feira (06/02): Nebulosidade variável com aberturas de sol e chuva isolada entre o Planalto e Litoral de SC, com tempo mais fechado no Litoral Sul. No Litoral e Vale do Itajaí, especialmente médio e baixo Vale, o acumulado de chuva médio varia de 20 a 30 mm com pontuais de 50 mm, principalmente no Litoral Sul, com risco de alagamentos. No Oeste e Meio Oeste tempo mais aberto com sol.

OBSERVAÇÃO: descargas elétricas.

ATENÇÃO: Aumento da altura de onda no Litoral de SC, com picos de 2.0 a 2.5 m próximo a costa.

Sistema meteorológico: ciclone subtropical no oceano, com deslocamento para sul, em frente ao Litoral de SC, favorecendo a entrada de umidade no leste de SC.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

No sábado (07), domingo (08) e segunda-feira (09), sol entre algumas nuvens e temperatura em elevação em SC, com chuva isolada especialmente na madrugada e entre a tarde e noite do Litoral ao Planalto, com característica de verão.

OBSERVAÇÃO: Entre sábado e segunda-feira, descarga elétrica isolada à tarde.

ATENÇÃO: No sábado a altura de onda permanece mais alta com picos de 2.0 a 2.5 m no Litoral de SC, podendo chegar a 3.0 m no Litoral Sul, diminuindo em todo o Litoral no domingo.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta