Atenção e Previsão Voltada para Defesa Civil 11.02.2015

AVISO METEOROLÓGICO (11/02 – 16:30): Pancadas de chuva, descargas elétricas e risco de granizo isolado nas próximas 3h na Grande Florianópolis. Fonte: Epagri-Ciram

OBSERVAÇÃO (11/02 – 16:30): Pancadas de chuva e raios no Meio Oeste, Planalto Norte, Planalto Sul, Vale do Itajai, Litoral Sul e Litoral Norte nas próximas 3h. Fonte Epagri-Ciram

OBSERVAÇÃO (11/02 – 14:00): Pancadas de chuva com descarga elétrica no Planalto Norte e Planalto Sul nas próximas 3h. Fonte Epagri-Ciram

AVISO METEOROLÓGICO: Na sexta-feira (13) e sábado (14), há chance de temporais isolados com chuva forte, descarga elétrica, rajadas fortes de vento e granizo isolado em SC. O volume de chuva na sexta varia de 30 a 50 mm em média, com pontuais de 80 a 100 mmprincipalmente no Oeste. Já no sábado10 a 30 mm em média, com pontuais de 70 mm especialmente no Litoral NorteRisco de alagamentos. Fonte: Epagri-Ciram

 Veja as recomendações da Defesa Civil SC: 

 Tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos. 

 Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri-Ciram

Quarta-feira (11/02): Sol com algumas nuvens e forte calor em SC. Entre a tarde e noite pancadas isoladas de chuva, típicas de verão.

ATENÇÃO: Tarde e noite com chance de descarga elétricas e rajadas de vento, associadas as pancadas de chuva. Risco de temporais e granizo isolado.

Sistema meteorológico: convecção isolada à tarde, associada ao calor e disponibilidade de umidade.

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Quinta-feira (12/02): Sol entre nuvens e forte calor em SC. Entre a tarde e noite pancadas isoladas de chuva, típicas de verão.

ATENÇÃO: Tarde e noite com chance de descarga elétricas e rajadas de vento, associadas as pancadas de chuva. Risco de temporais e granizo isolado.

Sistema meteorológico: convecção isolada à tarde, associada ao calor e disponibilidade de umidade.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Na sexta-feira (13) tempo instável com pancadas de chuva no decorrer do dia em todo o Estado, moderada a forte em alguns momentos, devido ao avanço de uma frente fria pelo Litoral Sul do Brasil. O acumulado de chuva previsto é de 30 a 50 mm em média, com pontuais de 80 a 100 mm, principalmente no Oeste.

No sábado (14) ainda ocorre chuva moderada a forte em SC na madrugada, especialmente no setor norte, com aberturas de sol no decorrer do dia em direção ao sul. O acumulado de chuva previsto é de 10 a 30 mm em média, com pontuais de 70 mm especialmente no Litoral Norte.

ATENÇÃO: Na sexta-feira e sábado, temporais isolados com chuva forte, descarga elétrica, rajadas de vento e granizo isolado. Risco de alagamentos.

No domingo (15), sol entre nuvens em SC, com chuva isolada no Litoral na madrugada, manhã e noite. Nas demais regiões, pancadas isoladas de chuva no período da tarde e noite.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil