AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC 14.09.2015

 

AVISO METEOROLÓGICO – Semana com Temporais e Elevados Acumulados de Chuva em SC. Fonte: Epagri/Ciram

Terça-feira (15/09), pancadas de chuva com descarga elétrica nas áreas do Oeste ao Planalto, Vale do Itajaí e Litoral Sul de SC. Risco de temporal localizado, vendaval e granizo nestas regiões, especialmente no Oeste de SC.

Na quarta-feira (16/09), a condição de tempo instável se estende para as todas as regiões do Estado. Risco de temporais localizados e momentâneos (chuva forte, intensas rajadas de vento e granizo) para todas as regiões de SC.

Quinta e sexta-feira (17 e 18/09), chuva persistente em todas as regiões do Estado, com precipitação acumulada média de 40-60 mm no período. No Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, estes totais podem chegar a 100 mm ou mais, e ainda permanece chovendo nestas regiões no final de semana. 

Atenção especial para as regiões do Planalto Sul e Litoral Sul de SC, onde o total de chuva acumulada entre quarta-feira (16) e sábado (19/09) podem superar os 200 mm.

Acompanhe diariamente atualizações dos Avisos Meteorológicos e Boletins de Previsão do Tempo!

 Recomendações da Defesa Civil SC:

 Tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo: Permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

 Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

 

 PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri-Ciram

Segunda-feira (14/09): Tempo firme com sol e algumas nuvens. Temperatura em elevação à tarde. Vento de nordeste, fraco.

Sem Aviso.

Sistema Meteorológico: Massa de ar seco (sistema de alta pressão) no Sul do Brasil em deslocamento para o oceano.

14.09.2015 Colorida

 

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Terça-feira (15/09): Sol com aumento de nuvens em todas as regiões. Pancadas de chuva com trovoadas entre a tarde e noite, nas áreas do Oeste ao Planalto, Vale do Itajaí e Litoral Sul. Temperatura mais elevada. Vento de nordeste a noroeste, moderado com intensas rajadas.

AVISO: Risco de temporal localizado, vendaval e granizo nestas regiões, especialmente no Oeste de SC.

Sistema Meteorológico: Jato de baixos níveis favorece o transporte de calor e umidade do Norte do país para SC. Jato subtropical no Sul do Brasil.

 

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Quarta-feira (16/09): Tempo instável com pancadas de chuva e descarga elétrica a partir do Oeste e Sul do Estado, estendendo-se para as demais regiões no decorrer do dia. Temperatura amena devido à maior cobertura de nuvens. Vento de nordeste a noroeste, moderado com intensas rajadas.

AVISO: Totais mais elevados de chuva no Planalto Sul e Litoral Sul de SC, e áreas próximas à divisa com o RS. Risco de temporal localizado vendaval e granizo, especialmente para estas regiões de chuva mais intensa, onde a aproximação de uma frente fria vinda do RS aumenta as condições de instabilidade.

Quinta e sexta-feira (17 e 18/09): Permanece o tempo instável em SC. Chuva persistente em todas as regiões, com acumulados elevados totais de precipitação neste período. Temperatura estável. Vento de nordeste a sudeste, fraco a moderado.

AVISO: Risco de temporal, vendaval e granizo. No Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul de SC, o total de chuva pode chegar a 100 mm ou mais.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.  

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil