Atenção e Previsão Voltada para Defesa Civil 20.02.2015

AVISO METEOROLÓGICO (20/02 – 19:00h): Pancadas de chuva com descarga elétrica na Grande Florianópolis e Litoral Sul, com risco de granizo no Vale do Itajaí,  Planalto Norte e Litoral Norte nas próximas 3h. Fonte Epagri-Ciram

SOS   Santa Catarina

ALERTA: Risco moderado de deslizamentos em algumas áreas vulneráveis no município de Brusque. A precipitação acumulada em 48 horas supera os 90 mm e em 72 horas são de até 105mm nas estações do Cemaden e há previsão de pancadas de chuva entre a tarde e noite desta sexta-feira e chuva nos próximos dias. Fonte Cenad/Cemaden.

AVISO METEOROLÓGICO: Chuva persistente e volumosa nos próximos dias com risco de alagamentos, inundações e deslizamentos.  

Nesta tarde e noite de sexta-feira (20/02) ocorrem as pancadas de chuva com raios e rajadas de vento na maior parte de Santa Catarina. Os volumes esperados são de 20 a 30 mm com pontuais de 40 mm nas proximidades do Litoral Norte.  

No sábado (21), a chuva é mais persistente no Litoral Norte, onde os volumes podem atingir 50 a 70 mm. Nas outras regiões, a chuva prevista ocorre no período da tarde e noite, variando entre 20 e 40 mm.  

O domingo (22) tem céu encoberto com chuva a qualquer hora do dia em todas as regiões, porém os maiores acumulados ficam no centro-sul do Estado, especialmente as regiões próximas à divisa com o RS (40 a 50 mm).  

Na segunda-feira (23) a chuva diminui na maioria das regiões (10 a 30 mm), com exceção do Litoral Sul, com previsão de chuva entre 40 e 60 mm com pontuais de até 80-100 mm.  

A terça-feira (24) não muda muito em relação aos dias anteriores, céu parcialmente nublado a encoberto e com chuva volumosa no Litoral. Os acumulados previstos variam entre 40 e 60 mm, mas em pontos localizados podem atingir 70-100 mm.

OBSERVAÇÃO: nas áreas litorâneas os picos de maré alta podem favorecer a ocorrência de alagamentos nas áreas de maior vulnerabilidade no caso de coincidirem com chuvas intensas, conforme aviso meteorológico. 

Veja as recomendações da Defesa Civil SC:

Alagamentos/Inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.  

Deslizamentos/Escorregamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte Epagri-Ciram

Sexta-feira (20/02): Condição de mais nuvens com chuva no início do dia no Oeste do Estado. A chuva se estende a todas as demais regiões no decorrer da tarde e da noite.

ATENÇÃO: risco de temporais isolados e descargas elétricas.

Sistema meteorológico: Sistema de baixa pressão e corrente de jato influenciando o Sul do Brasil.

 carta 20150220

Carta sinótica – 20/02/2015 06h (GMT). Fonte: Defesa Civil SC.

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Sábado (21/02): Céu mais encoberto e com chuva no Litoral norte do Estado já pelo início do dia. Nas demais regiões, variação de nuvens e chuva a partir da tarde na forma de pancadas.

ATENÇÃO: risco de temporais isolados e descargas elétricas.

Sistema meteorológico: cavado influenciando o Sul do Brasil.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

No domingo (22) e na segunda-feira (23), a chuva é mais persistente ao longo do dia entre o oeste e o Litoral Sul e na forma de pancadas à tarde nas demais regiões.

Na terça-feira (24) a chuva deve ser a qualquer hora do dia em todas as regiões com períodos curtos de aberturas.

ATENÇÃO: Chuva significativa com média de 20 a 30 mm por dia e pontuais de 100 mm em regiões próximas ao litoral entre segunda e terça-feira.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil