Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 01.11.2015

ATUALIZAÇÃO DA SITUAÇÃO HIDROLÓGICA NAS BACIAS HIDROGRÁFICAS COM RISCO DE INUNDAÇÃO EM SC – 01/11/2015.

As chuvas intensas das últimas semanas elevaram os níveis dos rios, provocando inundações nas bacias dos Rios Itajaí, Iguaçu – Planalto Norte, Canoas – Planalto Sul e Itapocu – Litoral Norte. Em todas as estações monitoradas, os rios estão baixando gradualmente, e alguns devido ao relevo, de forma mais lenta. Segundo a Epagri/Ciram, há persistência na condição de instabilidade para os próximos dias, porém, com volumes menos expressivos. Por isso, mantem-se a SITUAÇÃO DE ATENÇÃO para inundações nestas bacias, devido ao solo estar saturado, e os níveis dos rios elevados.

Planalto Norte

Três Barras (Rio Canoinhas): Leitura de 01/11 – 07h – 6,79m – baixando lentamente- emergência. (cota máxima atingida: 7,12m as 04h de 20/10)

Planalto Sul

Otacílio Costa (Rio Canoas): Leitura de 01/11 – 07h – 8,23m – baixando lentamente – emergência (cota máxima atingida: 9,22m as 16h de 25/10).

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri-Ciram

Domingo (01/11):

Tempo: Céu parcialmente  nublado a encoberto com chuviscos isolados da Serra ao Litoral. Mesmo assim, há períodos de melhoria sem chuva. No Oeste de Meio Oeste, céu parcialmente nublado com chuva isolada à noite.Temperatura: amena e com pouca variação durante o dia devido à cobertura de nuvens.

Vento: Sul a sudeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Sistema: circulação marítima.

01.11.2015 Visivel

Imagem Satélite GOES 13 Visível 01.11.2015 – 10hs

Segunda-feira (02/11):

Tempo: No Litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte, persiste a condição de chuva fraca e chuviscos. Há períodos sem chuva.  Nas demais regiões, sol entre muitas nuvens e pancadas isoladas de chuva com raios entre a tarde e noite no Oeste.

Temperatura: Segue amena no Litoral e Vale do Itajaí devido à chuva. E mais elevada nas demais regiões.

Vento: Sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Terça-feira (03/11):

Tempo: Sol com pancadas de chuva e raios entre a tarde e noite no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Nas demais regiões, variação de nuvens e chuva fraca em alguns momentos.

Temperatura: em elevação.

Vento: Sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Quarta-feira (04/11):

Tempo: Tempo instável com céu encoberto e chuva ao longo do dia no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Nas demais regiões, chuva no decorrer do período.

Temperatura: em elevação.

Vento: sudeste a leste, fraco a moderado.

Quinta-feira (05/11):

Tempo: O tempo melhora no Oeste no decorrer do dia, mas ainda chove na madrugada e início da manhã chuva. Nas outras regiões, a chuva passa à noite.

Temperatura: amena.

Vento: sudeste a leste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 06 a 16 de novembro de 2015

Os primeiros dias deste período (06 a 09/11) devem ser de chuva frequente em SC, em forma de pancadas em todas as regiões, por influência de áreas de baixa pressão e avanço de uma nova frente fria. A partir do dia 10/11 tendência de melhora no tempo sem chuva significativa.

Acompanhe atualizações de boletins, a primavera é uma estação com mudanças bruscas no tempo!

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta