ATENÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 02.08.2017

nowcasting

SEM AVISOS

_________________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

ATENÇÃO METEOROLÓGICA – EPAGRI/CIRAM

PANCADAS ISOLADAS DE CHUVA – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – VENTOS FORTES EM SC!

Início: 02/08/2017 às 20:00h

Fim: 03/08/2017 às 22:00h

Regiões: TODAS AS REGIÕES DE SC.

Previsão: Chuva com intensidade fraca a moderada e descarga elétrica (raios) entre a noite de quarta e a manhã de quinta-feira. Atenção para vento forte com rajadas de 50 a 80 km/h, mais intensas no Planalto Sul e Litoral. Temperatura em declínio a partir da noite de quinta-feira.

Acumulado de chuva no período: 20 a 40 mm em média com pontuais em torno de 50 mm, especialmente no Litoral. Essa chuva não resolve o problema de estiagem em SC.

Sistema: Avanço de uma frente fria e formação de sistema de baixa pressão, seguidos de uma massa de ar frio.

Publicação: 02/08/2017 – 09:00h – Acompanhar atualizações!

Marilene de Lima e Erikson Oliveira –  Meteorologistas Epagri/Ciram

ATENÇÃO MARÍTIMA – EPAGRI/CIRAM

VENTO FORTE – AGITAÇÃO MARÍTIMA EM SC!

Início: 03/08/2017 às 06:00h

Fim: 04/07/2017 às 21:00h

Região: LITORAL DE SC.

Vento: Sul a Sudeste com rajadas de 50 a 80 km/h durante a quinta-feira (03/08).

Mar: muito agitado com altura de ondas podendo chegar a 2,5 a 3.0 m em pontos mais afastados da costa. Condição desfavorável para pequenas e médias embarcações.

Sistema:  Formação de um ciclone extratropical próximo ao Litoral do Estado.

Publicação: 02/08/2017 – 09:00h – Acompanhar atualizações!

Erikson de Oliveira – Meteorologistas Epagri/Ciram

_________________________________________________________________

Recomendações da Defesa Civil SC:

Descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Mar agitado: Perigo a navegação de pequenas e médias embarcações.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

ATENÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

PASSAGEM DE FRENTE FRIA PROVOCA PANCADAS ISOLADAS DE CHUVA – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – VENTOS FORTES – MAR AGITADO EM SC!

Quarta-feira (02/08) – ATENÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – RAIOS – VENTOS FORTES! – Acompanhar monitoramento!

Tempo: Sol entre algumas nuvens no início do dia, com aumento de nebulosidade a partir da tarde com chuva no Oeste e Meio Oeste, se estendendo às demais regiões, à noite. Risco de descarga elétrica (raios).

Temperatura: Amena pela manhã, ainda sofrendo grande elevação à tarde, principalmente no Litoral.

Vento: Noroeste, moderado com rajadas associadas às pancadas de chuva.

Sistema: Frente fria em deslocamento pelo Estado a partir da tarde.

Quinta-feira (03/08) – ATENÇÃO PARA RAJADAS FORTES DE VENTO – MAR AGITADO – Acompanhar monitoramento!

Tempo: Encoberto com chuva em SC, na madrugada e manhã. No decorrer da tarde, a frente fria se afasta do Estado, e a nebulosidade diminui gradativamente a partir da noite.

Temperatura: Sem grande variação em todas as regiões devido à nebulosidade e chuva.

Vento: Noroeste a sul, moderado a forte, com rajadas, mais intensas de 50 a 80 km/h no Planalto Sul e Litoral.

Sexta-feira (04/08) – OBSERVAÇÃO PARA TEMPERATURAS BAIXAS – GEADA – MAR AGITADO

Tempo: Condição de tempo seco, com variação de nuvens.

Temperatura: Baixa ao amanhecer e no período noturno. Condição de geada nas áreas altas do Planalto Sul.

Vento: Sul a sudeste, fraco a moderado.

Sábado (05/08) – Acompanhar atualizações de boletins!

Tempo: Segue a condição de tempo seco, com apenas nevoeiros no início do dia, principalmente no Vale do Itajaí e Planalto Norte.

Temperatura: Baixa pela manhã em todas as regiões, com condição de geada no Planalto Sul e Meio Oeste.

Vento: Sudeste a nordeste, fraco a moderado.

Domingo (06/08)

Tempo: Persiste a condição de tempo seco na maior parte do Estado. Apenas no Litoral Norte, chance de chuviscos no início do dia devido aos ventos úmidos do mar.

Temperatura: Segue baixa ao amanhecer, amena à tarde, ainda com chance de geada no Planalto Sul.

Vento: Nordeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 07 a 16 de agosto de 2017

No restante do período, a condição é de tempo seco, e de temperatura gradativamente mais elevada, devido à ausência de frentes frias e também de massas de ar frio sobre o Estado.

Erikson de Oliveira – Meteorologista Epagri/Ciram

_________________________________________________________________

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta