ATENÇÃO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 04.07.2016

ATENÇÃO

ATENÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Quarta-feira com mudança no tempo e declínio de temperatura em SC !

Na quarta-feira (06/07) há previsão de chuva e descarga elétrica (raios) para o Estado. Na madrugada e manhã, risco de temporal com rajadas intensas de vento (próxima e acima de 60km/h),  especialmente no Oeste.

No decorrer da quarta e na quinta-feira (06 e 07/07) a temperatura declina em todas as regiões com previsão de geada nas áreas altas do Oeste ao Planalto, onde a temperatura fica próxima de 0°C na madrugada e amanhecer.

A mudança no tempo estará associada ao avanço de uma frente fria por SC, seguida de uma massa de ar frio e seco, quebrando o bloqueio atmosférico que manteve o tempo firme nos últimos dias.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro é o melhor local durante uma tempestade!

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

Frio intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

ATENÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Segunda-feira e terça-feira com temperatura em elevação em SC

Na quarta-feira mudança no tempo e retorno do frio de inverno

Segunda-feira (04/07) – OBSERVAÇÃO PARA NEVOEIRO

Tempo: nevoeiro marítimo mais persistente de Florianópolis ao Litoral Norte, onde o sol aparece pouco. Nas demais regiões, dia ensolarado.

Temperatura: mais elevada em boa parte do Estado, permanecendo mais baixa nas áreas com nevoeiro.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.

Sistema: massa de ar seco em SC.

Terça-feira (05/07) – OBSERVAÇÃO PARA NEVOEIRO

Tempo: persiste a condição de nevoeiro marítimo de Florianópolis ao Litoral Norte, onde o sol aparece pouco. Nas demais regiões, sol com aumento de nuvens no decorrer do dia no Oeste.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado, com rajadas.

Sistema: massa de ar seco em SC.

Quarta-feira (06/07) – ATENÇÃO PARA TEMPORAIS E RAJADAS DE VENTO – DECLÍNIO DE TEMPERATURA

Tempo: céu encoberto com condições de chuva em todas as regiões, no decorrer do dia. Na madrugada e manhã, risco de temporal com rajadas intensas de vento (próxima e acima de 60km/h),  especialmente no Oeste. No fim do dia, o tempo melhora em boa parte do Estado.

Temperatura: em declínio especialmente a partir da tarde, mínima à noite.

Vento: noroeste a sudoeste, moderado com rajadas fortes.

Sistema: avanço de uma frente fria por SC, seguida de uma massa de ar frio e seco.

Quinta e Sexta-feira (07 e 08/07) – OBSERVAÇÃO PARA FRIO INTENSO – GEADA

Tempo: o ar seco e frio deixa o tempo firme com nevoeiros ao amanhecer e dias ensolarados, em todas as regiões de SC.

Temperatura: baixa na madrugada e amanhecer, com geada nas áreas altas do Oeste, Meio Oeste e Planalto, onde a temperatura mínima fica próxima de 0ºC.

Vento: sudoeste a sul, passando a nordeste na sexta-feira, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 09 a 19 de julho de 2016

No dia 09/07 as nuvens aumentam em todas as regiões com condição de chuva no decorrer do dia para o Oeste e Norte do Estado, áreas próximas ao PR. Nos dias 10 a 14/07, tempo mais instável com condições de chuva em SC, devido à passagem de duas frentes frias pelo Sul do Brasil. Após a passagem das frentes frias, massas de ar frio mantém as temperaturas baixas na maior parte das regiões.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta