ATENÇÃO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 06.07.2016

OBSERVAÇÃO 06/07/2016 – 15h29min: Nas próximas 2 horas, rajadas de vento persistente entre 50 e 60 km/h no Litoral Sul e Grande Florianópolis. (Epagri/Ciram)

ATENÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Quarta-feira com chuva, ventos fortes e temperatura em declínio em SC !

Nesta quarta-feira (06/07) a passagem rápida de uma frente fria provoca chuva em todas as regiões de SC. Rajadas de vento forte, podendo superar os 60km/h principalmente no Oeste, Meio Oeste, Planalto e Litoral Sul.

No decorrer de quarta-feira a temperatura declina acentuadamente em todas as regiões de SC, com previsão de geada do Oeste ao Planalto, onde a temperatura fica próxima de 0°C na madrugada e amanhecer de quinta-feira (07/07), devido ao avanço de uma massa de ar frio e seco.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro é o melhor local durante uma tempestade!

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

Frio intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

ATENÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Quarta-feira com chuva, vento forte e queda na temperatura no decorrer do dia, em SC

Próximos dias com geada nas áreas altas de SC

Quarta-feira (06/07) – ATENÇÃO PARA TEMPORAIS E RAJADAS DE VENTO – DECLÍNIO DE TEMPERATURA

Tempo: céu encoberto com chuva pela manhã do Oeste ao Litoral Sul, estendendo-se às demais regiões durante a tarde. Rajadas de vento com velocidade próxima e acima de 60 km/h,  especialmente durante a tarde no Meio Oeste, Planalto e Litoral Sul. No fim do dia o tempo melhora em todas as regiões, com aberturas a partir do Oeste.

Temperatura: em declínio acentuado a partir da tarde, a temperatura mínima ocorre à noite.

Vento: noroeste a sudoeste, moderado com rajadas fortes.

Sistema: avanço de uma frente fria por SC, seguida de uma massa de ar frio e seco.

Quinta-feira (07/07) – OBSERVAÇÃO PARA FRIO INTENSO – GEADA

Tempo: firme com nevoeiros ao amanhecer, sol com poucas nuvens no decorrer do dia em todas as regiões de SC.

Temperatura: em pequena elevação e mais baixa na madrugada e amanhecer, com mínimas próximas de 0ºC, com geada no Oeste, Meio Oeste e Planaltos.

Vento: sudoeste e sul com intensidade moderada no início da madrugada do Planalto ao Litoral passando a fraca na maior parte do dia em todas as regiões.

Sistema: sistema de alta pressão (massa de ar frio e seco) no Sul do Brasil.

Sexta-feira (08/07) – ATENÇÃO PARA FRIO INTENSO – GEADA

Tempo: nevoeiros ao amanhecer com sol e poucas nuvens em todas as regiões de SC.

Temperatura: em gradativa elevação e baixa na madrugada e amanhecer, com geada nas áreas altas do Oeste, Meio Oeste e Planalto.

Vento: sudeste passando a nordeste à tarde, com intensidade fraca.

Sábado (09/07) – ATENÇÃO PARA FRIO INTENSO – GEADA

Tempo: nevoeiros ao amanhecer e presença de sol em SC. No Oeste e Meio Oeste mais nuvens e chuva por alguns momentos no final do dia, devido a áreas de baixa pressão que se intensificam no sul do Paraguai e norte da Argentina.

Temperatura: em rápida elevação durante o dia, baixa na madrugada com geada isolada nas áreas altas do Meio Oeste e Planaltos.

Vento: nordeste e norte fraco a moderado.

Domingo (10/07)

Tempo: nevoeiros isolados ao amanhecer no Litoral de SC. Encoberto com chuva por alguns momentos no Oeste e Meio Oeste, principalmente em áreas próximas ao RS, devido à aproximação de uma nova frente fria. À noite a chuva chega às demais regiões do Estado.

Temperatura: em elevação.

Vento: norte e noroeste fraco a moderado, com rajadas no Litoral.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta