ATENÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 08.08.2017

nowcasting

ALERTA  08/08 20:56 – Alerta de VENDAVAL para PEDRAS GRANDES. Tempestade próxima. Busque abrigo. Fique longe de placas, árvores e postes. Ligue 199 ou 193.

ALERTA  08/08 21:08 – Alerta de VENDAVAL para URUBICI. Tempestade próxima. Busque abrigo. Fique longe de placas, árvores e postes. Ligue 199 ou 193.

AVISO 08/08/2017 19h01min: Pancadas de chuva com descarga elétrica no Planalto Norte e Litoral Norte com risco de rajadas de vento forte, nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram).

_________________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

ATENÇÃO MARÍTIMA – EPAGRI/CIRAM

MAR AGITADO A GROSSO COM RESSACA NO LITORAL DE SC !

Início: 09/08/2017 às 21:00h

Fim: 12/08/2017 às 23:59h

Região: LITORAL DE SC.

Mar: muito agitado a grosso, com altura de onda de 3,0 a 4,0 m. Risco de RESSACA, especialmente na quinta-feira (10/08), desfavorável para navegação de pequenas e médias embarcações.

Sistema:  a passagem de uma frente fria, associada a um ciclone no oceano, e um intenso sistema de alta pressão no litoral Sul do Brasil.

Publicação: 08/08/2017 – 08:30h – Acompanhar atualizações!

Gilsânia Cruz e Marilene de Lima –  Meteorologistas Epagri/Ciram

_________________________________________________________________

Recomendações da Defesa Civil SC:

Mar agitado: risco a navegação e atividades de pesca.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca. Atenção para edificações, infraestruturas, vias e áreas vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

ATENÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

TERÇA-FEIRA (08) OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – RAIOS – RAJADAS DE VENTO EM SC!

A PARTIR DE QUARTA-FEIRA (09) MAR AGITADO A GROSSO COM RESSACA NO LITORAL DE SC !

Terça-feira (08/08) – OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – RAIOS – RAJADAS DE VENTO – Acompanhar monitoramento!

Tempo: sol entre nuvens na maior parte da manhã, em SC. No decorrer da tarde pancadas de chuva com trovoadas do Oeste ao Litoral Sul. No período noturno a chuva chega à Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte.

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste e noroeste fraco a moderado, passando a sul com rajadas à noite.

Sistema: sistema de alta pressão no oceano em frente ao litoral do Paraná e do Sudeste do Brasil. No decorrer da tarde uma frente fria avança rapidamente por SC.

Quarta-feira (09/08) – ATENÇÃO PARA MAR AGITADO – RESSACA – Acompanhar atualizações de boletins!

Tempo: madrugada com céu encoberto com chuva fraca e isolada em todas as regiões de SC. No decorrer do dia sol entre algumas nuvens, em todas as regiões.

Temperatura: agradável durante o dia.

Vento: sudoeste com variações de sudeste do Oeste ao Litoral Sul e, com variações de sul nas demais regiões, fraco a moderado com rajadas.

Mar: muito agitado a grosso, com altura de onda de 3,0 a 4,0 m. Risco de RESSACA, desfavorável para navegação de pequenas e médias embarcações.

Sistema: a frente fria se afasta para nordeste e um sistema de alta pressão avança pelo Sul do Brasil.

Quinta-feira (10/08) – ATENÇÃO PARA MAR AGITADO – RESSACA – Acompanhar atualizações de boletins!

Tempo: nebulosidade variável com aberturas de sol em SC. No Litoral e Vale do Itajaí mais nuvens e chuva fraca à noite, devido à circulação marítima.

Temperatura: mais baixa ao amanhecer e a noite, em elevação durante o dia.

Vento: sudeste e leste, fraco a moderado.

Sexta-feira e sábado (11 e 12/08) – ATENÇÃO PARA MAR AGITADO – RESSACA – Acompanhar atualizações de boletins!

Tempo: aberturas de sol em SC, com mais nebulosidade e chuva fraca no período noturno no Alto Vale, Grande Florianópolis e Litoral Norte.

Temperatura: amena.

Vento: Leste e Nordeste fraco a moderado, com rajadas persistentes no Litoral.

TENDÊNCIA de 13 a 23 de agosto de 2017

No dia 13 e no dia 17/08 ocorre chuva em SC, devido à passagem de frentes frias pelo Sul do Brasil. A temperatura estará mais baixa no início do período com condição de geada no Planalto Sul e áreas altas do Meio Oeste nas madrugadas de 15 e 16/08.

Marilene de Lima – Meteorologista Epágri/Ciram

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

ATENÇÃO 08/08/2017 – 12h12min: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Oeste e Meio Oeste de SC. (Epagri/Ciram)

ATENÇÃO 08/08/2017 – 15h52min: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Vale do Itajaí, Planalto Norte, Planalto Sul, Litoral Norte, Litoral Sul e Grande Florianópolis, com risco de rajadas de fortes de vento. (Epagri/Ciram)

08/08/2017 – 15h24min: ALERTA para VENDAVAL E GRANIZO para RIO DO SUL. Tempestade próxima. Busque abrigo. Fique longe de placas, árvores e postes. Ligue 199 e 193.

ATENÇÃO 08/08/2017 – 14h12min: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Oeste, Meio Oeste, Vale do Itajaí e Planalto Norte de SC, com risco de rajadas de fortes de vento. (Epagri/Ciram)