Atenção e Previsão Voltada para Defesa Civil SC 11.01.2015

Alerta 19:35:  Nas próximas horas pancadas de chuva com descargas elétricas no Litoral Centro-sul ao Litoral Norte 

IMG-20150111-WA0016

AVISO METEOROLÓGICO: Nos próximos dias a temperatura permanece elevada em Santa Catarina, devido à atuação de uma intensa massa de ar quente e úmido vinda do norte do País. As temperaturas podem chegar ou ultrapassar 35ºC, principalmente no Extremo Oeste e Litoral. A radiação solar também contribui para a rápida elevação da temperatura, pois atinge níveis altos esta época do ano. Desta forma, atenção deve sempre ser dada para evitar períodos prolongados de exposição ao sol nos horários próximos ao meio dia (período no qual a radiação solar é máxima). Fonte: Epagri/Ciram

ATENÇÃO: Domingo (11), devido a condição atmosférica com temperatura elevada e alta umidade do ar, entre a tarde e a noite, risco de pancadas de chuva isoladas por vezes localmente fortes, descargas elétricas (raios), rajadas de vento e possibilidade de granizo de forma isolada em todas as regiões de SC. Fonte: Epagri/Ciram

Veja as recomendações da Defesa Civil SC: 

Tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos. 

Alagamentos/Inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Exposição a Radiação Ultravioleta: Para a prevenção não só do câncer de pele como também das outras lesões provocadas pelos raios UV é necessário evitar a exposição ao sol sem proteção. É preciso incentivar o uso de chapéus, guarda-sóis, óculos escuros e filtros solares durante qualquer atividade ao ar livre e evitar a exposição em horários em que os raios ultravioleta são mais intensos, ou seja, das 10 às 16 horas. Grandes altitudes requerem cuidados extras. A cada 300 metros de altitude, aproximadamente, aumenta em 4% a intensidade da vermelhidão produzida na pele pela luz ultravioleta. A areia branca e as superfícies pintadas de branco são refletoras dos raios solares. Portanto, nessas condições, os cuidados devem ser redobrados. Fonte: INCA/Ministério da Saúde.

 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri/Ciram

Domingo (11/01): Início do dia presença de sol com poucas nuvens, em todas as regiões catarinense. Entre a tarde e a início da noite, aumento de nebulosidade e condição de pancadas de chuva nas regiões do Estado, podendo ser fortes por alguns momentos.

ATENÇÃO: Entre a tarde e a noite, risco de pancadas de chuva isoladas por vezes localmente fortes, descargas elétricas (raios), rajadas de vento e possibilidade de granizo de forma isolada em todas as regiões de SC.

Sistema meteorológico: sistema de baixa pressão entre a Argentina e Uruguai e o Oeste.

11.01.2015 Realcada 

Imagem Satélite GOES-13 Realcada 20150111_11:00 GMT

 

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Segunda-feira (12/01): Pela manhã, sol com algumas nuvens. Entre a tarde e a noite, persiste a condição de pancadas de chuva em todas as regiões do Estado.

ATENÇÃO: Entre a tarde e a noite, risco de pancadas de chuva isoladas por vezes localmente fortes, descargas elétricas (raios) e rajadas de vento em todas as regiões de SC.

Sistema meteorológico: sistema de baixa pressão entre a Argentina e Oeste de SC.

 

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Na terça (13), quarta (14) e quinta-feira (15/01): se mantém o calor e o tempo instável, com mais nebulosidade e condição de chuva no período da tarde e início da noite.

ATENÇÃO: período com risco de temporais isolados com descargas elétricas (raios), rajadas fortes de vento e granizo de forma isolada, principalmente na tarde e início da noite desses dias, com acumulados podendo ser altos para curtos períodos, característica de chuvas convectivas.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil