ATENÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 11.03.2017

nowcasting

ALERTA SMS 11/03 20:33 – Alerta de ALAGAMENTO para SÃO CARLOS. Evite contato com a água e não fique em áreas baixas. Ligue 199 ou 193

OBSERVAÇÃO 11/03/2017 – 19h25min – Pancadas de chuva com descarga elétrica no Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste, nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram).

OBSERVAÇÃO 11/03/2017 – 17h45min – Pancadas de chuva com descarga elétrica no Extremo Oeste, áreas mais próximas ao Paraná, nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram).

——————————————————————————————————————-

 Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

——————————————————————————————————————- 

ATENÇÃO

ATENÇÃO – RISCO DE TEMPORAIS ISOLADOS

Atualizado às 09h40min

Inicio: 03:00h de 12/03/2017

Fim: 23:00h de 12/03/2017

Regiões: todas.

Previsão: Rajadas de vento forte (acima de 60 km/h), pancadas de chuva com raios e até queda de granizo.

Sistema: passagem de uma frente fria em deslocamento pela Litoral de SC.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. 

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens. 

Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

——————————————————————————————————————————————————-

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

Sábado (11/03):  OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: instável céu parcialmente nubladoalternando com aberturas de sol na maioria das regiões no decorrer do dia. No período da tarde e início da noite, pancadas de chuva e trovoada bem isoladas.

Temperatura: em elevação, mais alta no Oeste.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: cavado (área alongada de baixa pressão) no RS favorece convecção isolada em SC.

Domingo (12/03): AENTÇÃO PARA RISCO DE TEMPORAIS

Tempo: muitas nuvens e pancadas de chuva com trovoada no decorrer do dia do Oeste ao Sul de SC. A partir da tarde a chuva ocorre nas demais regiões devido à passagem de outra frente fria. Condição favorável à ocorrência de temporais localizados.

Temperatura: elevada, diminuindo no final do dia a partir do Oeste e Sul de SC.

Vento: noroeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: passagem de uma frente fria em SC.

Segunda e terça-feira (13 e 14/03):

Tempo: estável e mais seco em todas as regiões, com sol e poucas nuvens, devido ao predomínio de uma massa de ar mais frio e seco (alta pressão) no Sul do Brasil.

Temperatura: mais baixa no Estado, com mínima inferior a 10°C na serra.

Vento: sudoeste/sudeste/nordeste, fraco a moderado com rajadas mais intensas na segunda.

Quarta-feira (15/03):

Tempo: sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva com trovoadas do Oeste ao Sul já pelo final da madrugada, se estendendo para as demais regiões a partir da tarde.

Temperatura: amena.

Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas.

TENDÊNCIA de 16 a 25 de março de 2017

De forma geral, o período mais nublado com chuva no Estado. Entre os dias 19 e 20, tempo mais estável e ar mais seco. Na sequência, volta a ficar mais fechado e chuvoso.

Recomenda-se o acompanhamento diário da previsão do tempo.

——————————————————————————————————————-

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

 
AVISOS ANTERIORES: