ATENÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 12.03.2017

nowcasting

OBSERVAÇÃO 12/03/2017 – 18h18min – Nas próximas 2 horas, pancadas moderadas de chuva no Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte de SC. (Epagri/Ciram)

OBSERVAÇÃO 12/03/2017 – 17h10min – Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Planalto Norte de SC. (Epagri/Ciram)

——————————————————————————————————————-

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

ATENÇÃO METEOROLÓGICA – EPAGRI/CIRAM

RISCO DE TEMPORAIS ISOLADOS

Inicio: 03:00h de 12/03/2017

Fim: 23:00h de 12/03/2017

Regiões: Todas as regiões de Santa Catarina.

Previsão: Rajadas fortes de vento (acima de 60 km/h), pancadas de chuva com raios e possibilidade de granizo.

Sistema: Passagem de uma frente fria em deslocamento pela Litoral de SC.

——————————————————————————————————————-

Recomendações da Defesa Civil SC:

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.

Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

ATENÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

Domingo (12/03) – ATENÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – RAJADAS FORTES DE VENTO – ACOMPANHAR MONITORAMENTO!

Tempo: muitas nuvens em todas as regiões de SC, com chuva no decorrer da manhã do Oeste ao Litoral Sul. Durante a tarde a chuva se estende às demais regiões do Estado. Há risco de chuva moderada por alguns momentos e descarga elétrica (raios).

Temperatura: elevada, diminuindo no final do dia.

Vento: noroeste a sul, fraco a moderado com rajadas associadas às trovoadas.

Sistema: avanço rápido de uma frente fria por SC, entre a tarde e noite.

Segunda-feira (13/03)

Tempo: sol e poucas nuvens na maior parte de SC. No Planalto Norte, litoral Norte e Grande Florianópolis mais nuvens e chuva fraca, especialmente no período da manhã.

Temperatura: agradável, baixa em relação aos dias anteriores. Temperatura mínima próxima a 10°C nas áreas altas do Planalto Sul.

Vento: sul e sudeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Sistema: frente fria pela manhã no Litoral Norte de SC e litoral do PR. Na maior parte do dia um sistema de alta pressão (massa de ar mais frio) se instala no Sul do Brasil.

Terça-feira (14/03)

Tempo: sol com poucas nuvens em todas as regiões de SC. Nebulosidade baixa com pequena chance de chuvisco no Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul do estado.

Temperatura: amena na madrugada e amanhecer e agradável durante o dia em todas as regiões.

Vento: sudeste passando a nordeste durante a tarde, fraco a moderado.

——————————————————————————————————————-

Quarta-feira (15/03) – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: sol na maior parte do dia em todas as regiões de SC. Durante a tarde aumento de nuvens e pancadas de chuva, com trovoadas, do Oeste ao Planalto Sul.

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas.

——————————————————————————————————————-

Quinta-feira (16/03) – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: Variação de nebulosidade com pancadas de chuva, entre a tarde e noite, devido ao avanço de uma frente fria por SC.

Temperatura: alta.

Vento: nordeste, passando a sudeste a partir da tarde, fraco a moderado com rajadas.

TENDÊNCIA de 17 a 26 de março de 2017

Maior parte do período com presença de sol, com chuva concentrando-se principalmente do Meio oeste ao litoral Sul, sobretudo em áreas próximas ao PR. Temperaturas agradáveis e mais elevadas entre os dias 23, 24 e 25/03.

Recomenda-se o acompanhamento diário da previsão do tempo.

——————————————————————————————————————-

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção
Secretaria de Estado da Defesa Civil