AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 13.07.2016

AVISO

AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM 

Próximos dias com chuva e risco de tempestades em SC !

De sábado (16) a segunda-feira (18/07) temperatura negativa e geada em SC ! 

Nos próximos dias a chuva será frequente em todas as regiões de Santa Catarina. A chuva deve atingir as regiões Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte já a partir da tarde desta quarta-feira. A partir da noite a chuva deve se estender também às demais regiões prolongando-se também à madrugada de quinta-feira. Há risco de descarga elétrica, granizo e rajadas fortes de vento.
  
No decorrer da quinta-feira (14/07), a condição de chuva deve persistir nas regiões que fazem divisa com o RS. Nas demais regiões, diminuição da chuva e variação de nuvens. Persiste o risco de descarga elétrica, granizo e rajadas de vento fortes.
  
Na sexta-feira e no sábado (15 e 16/07), a chuva diminui nas regiões Planalto Sul, Litoral Sul, Oeste e Meio Oeste, atingindo com mais força as regiões Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte. Nestes dias o volume de chuva pode chegar a 60 mm. 

A partir da noite de sexta-feira e especialmente no fim de semana e segunda-feira (16, 17 e 18/07) uma nova onda de ar polar atinge o Sul do Brasil, causando declínio acentuado na temperatura em Santa Catarina.

A temperatura mínima será negativa (entre -2°C e -6°C) nas áreas altas do Oeste ao Planalto com formação de geada ampla, nas madrugadas de domingo (17/07) a terça-feira (19/07). O frio também será intenso no Litoral e Vale do Itajaí, onde a mínima deve ficar abaixo de 5°C, com chance de geada isolada. 

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro é o melhor local durante uma tempestade! 

Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. 

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

Frio intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

 

AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM 

Próximos dias com chuva e risco de tempestades em SC !

De sábado (16) a segunda-feira (18/07) temperatura negativa e geada em SC ! 

 

Quarta-feira (13/07) – OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) 

Tempo: Muitas nuvens em SC, com períodos de abertura de sol e chuva isolada a qualquer momento do dia em áreas próximas do PR no Meio Oeste, Planalto Norte, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. No Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul presença de sol em boa parte do dia com mais nuvens e pancadas de chuva a partir da tarde. 

Temperatura: em pequena elevação. 

Vento: sudeste fraco a moderado, com variações de noroeste do Oeste ao Litoral Sul e com variações de leste na Grande Florianópolis, Planalto Norte e Litoral Norte. 

Sistema: sistema de baixa pressão sobre o PR e intensificação de um cavado (baixa pressão alongada) entre o sul do Paraguai e RS. 

 

Quinta-feira (14/07) – AVISO PARA CHUVA INTENSA – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) 

Tempo: Encoberto com chuva em boa parte do dia em todas as regiões de SC. No decorrer da tarde a chuva ganha força do Oeste ao Planalto Sul e diminui no Vale do Itajaí, Planalto Norte, Litoral Norte e Grande Florianópolis. Há risco de pancadas de chuva moderada com descarga elétrica do Oeste ao Litoral Sul. 

Temperatura: em elevação. 

Vento: noroeste fraco a moderado, com variações de nordeste na Grande Florianópolis e Litoral Norte. 

Sistema: cavado (baixa pressão alongada) com formação de nova frente fria sobre o RS estendendo-se ao Oeste e Meio Oeste de SC a partir da tarde. 

 

Sexta-feira (15/07) – AVISO PARA CHUVA INTENSA – RAJADAS DE VENTO – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) 

Tempo: encoberto com chuva, melhorando com aberturas de sol à tarde do Oeste ao Litoral Sul. Muitas nuvens com pancadas de chuva a partir da tarde no Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Planalto Norte e Litoral Norte, devido à passagem de uma frente fria pelo litoral de SC. Há risco de chuva mais intensa com descarga elétrica no Oeste e Meio Oeste na madrugada e manhã. 

Temperatura: em pequena elevação devido à cobertura de nuvens e em declínio no final do dia, devido à chegada de nova massa de ar frio do Oeste ao Planalto Sul. 

Vento: noroeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas de 50 e 70 km/h. 

 

Sábado (16/07) – ATENÇÃO PARA FRIO INTENSO – GEADA 

Tempo: Muitas nuvens e chuva no início da manhã e sol no decorrer do dia. 

Temperatura: baixa com declínio mais acentuado no final do dia, à noite a temperatura fica abaixo de zero com formação de geada ampla do Oeste ao Planalto. 

Vento: sudoeste, moderado com rajadas principalmente na madrugada e manhã. 

 

Domingo (17/07) – ATENÇÃO PARA FRIO INTENSO – GEADA 

Tempo: tempo firme com presença de sol. 

Temperatura: baixa com mínimas abaixo de zero com formação de geada ampla em SC. Durante o dia as temperaturas permanecem baixas. 

Vento: sudoeste e sul, fraco a moderado. 

 

TENDÊNCIA de 18 a 27 de julho de 2016 

Na maior parte do período tempo firme em SC, com temperaturas mais baixas especialmente entre os dias 18 e 19/07, com características de ar polar e formação de geada em SC. Entre os dias 20 e 21 áreas de baixa pressão no PR favorecem pancadas isoladas de chuva no Meio Oeste e da Grande Florianópolis ao Norte. A partir do dia 22/07 as temperaturas ficam mais elevadas em todas as regiões de SC.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

AVISO – 13/07/2016 17h37min: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva, descargas elétricas (raios) e Risco de granizo e Temporal isolado no Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste e Planalto Norte de SC.  (EPAGRI/CIRAM)⁠⁠⁠⁠

AVISO – 13/07/2016 15h27min: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva, descargas elétricas (raios) e risco de granizo isolado no Extremo Oeste de SC. EPAGRI/CIRAM

ATENÇÃO – 13/07/2016 15h24min: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Oeste, Meio Oeste e Planalto Norte de SC. EPAGRI/CIRAM