ATENÇÂO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 13/09/2016

ATENÇÃO 13/09/2016 – 19h40min: Nas próximas 3 horas, rajadas de vento de 60 a 90 km/h em todas as regiões e podendo superar os 100km/h nas áreas altas de SC. (Epagri/Ciram) 

OBSERVAÇÃO
OBSERVAÇÃO METEOROLÓGICA 13/09/2016 – EPAGRI/CIRAM 

Terça e início desta quarta-feira com ventos fortes em SC!

Nesta terça-feira (13/09) há condição de rajadas fortes de vento de 50 a 80 km/h em todas as regiões e momentaneamente acima de 100 km/h nas áreas altas do Estado. O vento mais forte deve se estender a madrugada e manhã de quarta-feira (14/09) e estará associado ao deslocamento rápido de uma frente fria, associada a um intenso ciclone extratropical na altura do litoral da Argentina e Uruguai.

Vento forte e mar agitado com risco de ressaca no litoral de SC !

No decorrer desta terça-feira (13/09) o vento intensifica no litoral de SC, com rajadas de 50 a 80 km/h. Esse vento provoca agitação no mar com picos de onda de 2,0 m a 2,5 m. Na quarta e quinta-feira (14 e 15/09), a altura de onda aumenta com picos de 3,0 m próximo à costa, mais altos em áreas afastadas, com risco de ressaca, especialmente de Florianópolis a Passo de Torres.

A influência da Lua Cheia, associada à condição acima, favorece a ocorrência de alagamentos nas áreas mais baixas da costa catarinense, tais como: Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville, Tijucas dentre outros.     

A condição adversa de mar estará associada a um intenso ciclone extratropical próximo ao litoral da Argentina e Uruguai, e avanço de um sistema de alta pressão (massa de ar frio e seco) pelo Sul do Brasil.

Recomendações da Defesa Civil SC: 

Ventos Fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca. 

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

 

—————————————————————————————- 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM 

   

Terça-feira (13/09) – OBSERVAÇÃO PARA RAJADAS FORTES DE VENTO – MAR AGITADO

Tempo: instável com céu encoberto e chuva por alguns momentos do Oeste ao Litoral Sul do Estado e chegando as demais regiões no decorrer do dia. A chuva ocorre de forma mal distribuída e com baixo acumulado em SC. 

Temperatura: alta no período da manhã no Oeste, Meio Oeste e Litoral Sul, nas demais regiões varia entre 26°C e chega a 30°C no Litoral Norte. 

Vento: noroeste, virando para sudoeste a partir da tarde, moderado com rajadas fortes de 50 a 80 km/h.

Mar: muito agitado na costa,  picos de onda de 2,0 m a 2,5 m. 

Sistema: deslocamento rápido de uma frente fria, associada a um intenso ciclone extratropical no litoral da Argentina e Uruguai.  

—————————————————————————————-

 

Quarta-feira (14/09) – OBSERVAÇÃO PARA MAR AGITADO – RESSACA

Tempo: mais nuvens no início da manhã em SC, com chuva no Planalto Norte e Litoral Norte. No decorrer do dia sol entre nuvens em todas as regiões. 

Temperatura: amena em relação ao dia anterior, mais baixa à noite, devido ao avanço de uma massa de ar frio. 

Vento: oeste e sudoeste, forte com rajadas na madrugada e manhã, passando a fraco e moderado durante a tarde.

Mar: altura de onda aumenta com picos de 3,0 m próximo à costa, mais altos em áreas afastadas, com risco deressaca, especialmente de Florianópolis a Passo de Torres.

Sistema: afastamento da frente fria e avanço de uma massa de ar frio e seco pelo Uruguai e Sul do Brasil. 

—————————————————————————————- 

 

Quinta e sexta-feira (15 e 16/09)  – OBSERVAÇÃO PARA MAR AGITADO – RESSACA

Tempo: firme com nevoeiros ao amanhecer e predomínio de sol em todas as regiões. 

Temperatura: baixa na madrugada e amanhecer, com mínimas entre 0°C e 5°C no Planalto e áreas altas do Oeste e Meio Oeste, com formação de geada fraca. 

Vento: sudoeste/sudeste na quinta, passando a leste/nordeste na sexta-feira, fraco a moderado.

Mar: na quinta-feira a altura de onda permanece com picos de 3,0 m próximo à costa, mais altos em áreas afastadas, com risco deressaca, especialmente de Florianópolis a Passo de Torres. 

—————————————————————————————-

 

Sábado (17/09) 

Tempo: firme com nevoeiros ao amanhecer, sol e aumento de nuvens durante à tarde na maior parte de SC. 

Temperatura: em com pouca elevação no Litoral e mais alta do Oeste ao Planalto. 

Vento: nordeste a norte, fraco a moderado. 

—————————————————————————————-

 

TENDÊNCIA de 18 a 28 de setembro de 2016

Tempo estável, com sol e pouca nebulosidade em SC, na maior parte do período. No decorrer de dia 17/09, uma frente fria passa rapidamente pelo litoral do RS e de SC, causando nebulosidade e chuva com fraca intensidade. A temperatura diminui entre os dias 18, 19 e 20/09.  

—————————————————————————————- 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

ATENÇÃO 13/09/2016 – 18h40min: Na próxima hora, Rajadas de vento de 50 a 70 km/h no Litoral Norte e Planalto Sul. (Epagri/Ciram)

ATENÇÃO 13/09/2016 – 15h30min: Nas próximas 3 horas, rajadas de vento de 60 a 90 km/h em todas as regiões e podendo superar os 100 km/h nas áreas altas de SC. (Epagri/Ciram)

ATENÇÃO 13/09/2016 – 12h00min: Nas próximas 3 horas, rajadas de vento de 60 a 90 km/h em todas as regiões e podendo superar os 100 km/h nas áreas altas de SC, (Epagri/Ciram) 

OBSERVAÇÃO 13/09/2016 – 09h56min: Nas próximas 2 horas, condições de pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Planalto Norte e Vale do Itajaí. (Epagri/Ciram) 

OBSERVAÇÃO 13/09/2016 – 09h25min: Nas próximas 3 horas, rajadas de vento de 60 a 90 km/h em todas as regiões e podendo superar os 100 km/h nas áreas altas de SC. (Epagri/Ciram) 

OBSERVAÇÃO 13/09/2016 – 07h45min: Nas próximas 3 horas, rajadas de vento de 50 a 80 km/h em todas as regiões, podendo superar esses valores nas áreas altas do Planalto Sul de SC (Epagri/Ciram) 

13/09/2016 – 07h37min: Nas próximas 2 horas, condições de pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Planalto Sul e Litoral Sul de SC, começando pelas áreas de divisa com o RS. (Epagri/Ciram)

OBSERVAÇÃO 13/09/2016 – 07h00min: Nas próximas 2 horas, condições de pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Oeste e Meio-Oeste de SC, começando pelas áreas de divisa com o RS. (Epagri/Ciram)