Atenção e Previsão Voltada para Defesa Civil SC 16.01.2015

ATENÇÃO: Sexta-feira (16), risco de descargas elétricas (raios) e rajadas de vento, associadas às pancadas de chuva rápidas e isoladas entre a tarde e noite devido ao calor.

Veja as recomendações da Defesa Civil SC:

 

Tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos. 

Alagamentos/Inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Onda de Calor/Temperatura Ambiente Elevada: 

Faça: Use ar condicionado ou permaneça em locais com ambiente climatizado; Use ventiladores portáteis para ventilar ambientes (somente para temperaturas abaixo de 32 graus); Procure manter os ambientes com temperaturas mais baixas do que 32 graus, especialmente naqueles com idosos ou com condições crônicas de saúde; Tome banho com temperatura amena; Minimize exposições diretas ao sol; Hidrate-se, bebendo água regularmente e outros líquidos não alcoólicos; Coma alimentos leves, frescos e de fácil digestão tais como frutas e saladas; Vista roupas folgadas e de cores mais claras; Tenha cuidados especiais com mais idosos, doentes ou pessoas frágeis que possam precisar de ajuda para responder ao calor.

Não faça: Direcionar ventiladores portáteis para si quando a temperatura no ambiente estiverer acima de 32 graus; Deixar crianças e animais sozinhos em veículos durante qualquer período de tempo; Beber álcool para manter fresco; Comer alimentos quentes, pesados ou de difícil digestão; Vestir roupas pesadas e escuras.

Exposição a Radiação Ultravioleta: Para a prevenção não só do câncer de pele como também das outras lesões provocadas pelos raios UV é necessário evitar a exposição ao sol sem proteção. É preciso incentivar o uso de chapéus, guarda-sóis, óculos escuros e filtros solares fator mínimo SPF 30+ a cada duas horas (mesmo em dias nublados e após nadar ou suar) durante qualquer atividade ao ar livre e evitar a exposição em horários em que os raios ultravioleta são mais intensos, ou seja, das 10 às 16 horas. Grandes altitudes requerem cuidados extras. A cada 300 metros de altitude, aproximadamente, aumenta em 4% a intensidade da vermelhidão produzida na pele pela luz ultravioleta. A areia branca e as superfícies pintadas de branco são refletoras dos raios solares. Portanto, nessas condições, os cuidados devem ser redobrados. Fonte: INCA/Ministério da Saúde.

 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri/Ciram

Sexta-feira (16/01): Na maior parte do dia presença de sol entre poucas nuvens em SC, com aumento de nuvens e pancadas de chuva entre a tarde e noite devido ao calor e à alta umidade do ar.

ATENÇÃO: Risco de descargas elétricas (raios) e rajadas de vento, associadas às pancadas de chuva rápidas e isoladas entre a tarde e noite devido ao calor.

Sistema meteorológico: formação de núcleos de instabilidade à tarde, devido ao calor.

16.01.2014 Colorida

 

 

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Sábado (17/01): Condição de variação de nuvens na manhã e início da tarde, com aberturas de sol. À tarde, retorna a condição de pancadas de chuva, podendo ser fortes por alguns momentos.

ATENÇÃO: Risco de descargas elétricas (raios) e rajadas de vento, associadas às pancadas de chuva rápidas e isoladas entre a tarde e noite devido ao calor

Sistema meteorológico: núcleos convectivos associados ao calor e alta umidade.

 

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

No domingo (18): e segunda-feira (19/01): a condição de tempo persiste, com presença de sol entre nuvens na maior parte do dia. Entre a tarde e noite ocorrem pancadas de chuva devido ao calor.

Na segunda-feira (20/01): a chuva deve ser mais forte devido a áreas de instabilidade e ao avanço de uma frente fria pelo RS.

Na terça-feira (21/01):, céu encoberto e com chuva na maioria das regiões devido à passagem da frente fria pelo Estado.

ATENÇÃO: Risco de temporais isolados com descarga elétrica e rajadas fortes de vento, principalmente na segunda e terça-feira.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil