Atenção e Previsão Voltada para Defesa Civil SC 17.01.2015

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri/Ciram

Sábado (17/01): Início do dia com muitas nuvens e chuva fraca e isolada no Litoral. A temperatura segue elevada à tarde na maioria das regiões, com sensação de abafamento devido à alta umidade do ar. Vento de noroeste, fraco a moderado com rajadas associadas às pancadas de chuva. À tarde, retorna a condição de pancadas de chuva mais fortes, podendo ser fortes por alguns momentos em todas as regiões do Estado.

ATENÇÃO: Risco de descargas elétricas (raios) e rajadas de vento, associadas às pancadas de chuva rápidas e isoladas.

Sistema meteorológico: cavado em superfície, calor e alta umidade.

17.01.2015 T Realcada

Imagem Satélite GOES-13 T Realçada 20150117_11:00 GMT

Veja as recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos. 

Alagamentos/Inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

 

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Domingo (18/01): Nebulosidade variável em SC, com chuva fraca e isolada ainda pela manhã. No decorrer do dia a nebulosidade persiste, com chuva mais forte e abrangente à tarde e à noite. A temperatura fica ainda elevada, e com sensação de abafamento. Vento noroeste e nordeste, fraco a moderado com rajadas. À tarde, a chuva pode ser mais forte por alguns momentos isoladamente em todas as regiões do Estado.

ATENÇÃO: Risco de descargas elétricas (raios) e rajadas de vento, associadas às pancadas de chuva rápidas e isoladas.

Sistema meteorológico: cavado em superfície.

 

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Na segunda-feira (19/01), presença de sol entre nuvens na maior parte do dia. Entre a tarde e noite ocorrem pancadas de chuva devido ao calor. No fim da segunda-feira uma frente fria avança pela divisa com o RS.

Na terça-feira (20/01), céu com muitas nuvens e chuva na maioria das regiões devido à passagem da frente fria pelo Estado.

Na quarta-feira (21/01), chuva persistente entre o Planalto e Litoral devido a um sistema de baixa pressão em formação no litoral.

ATENÇÃO: Período com risco de temporais isolados com descarga elétrica e rajadas fortes de vento e altos acumulados de precipitação.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil