Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 17/06/2015

ATENÇÃO 17/06/2015 – 23h56m: Madrugada com chuva, descargas elétricas (raios) e rajadas de vento de 60 a 80 km/h a partir do Oeste deslocando para o Litoral de SC. Risco de temporais isolados. Fonte: Epagri/Ciram

OBSERVAÇÃO: Quarta-feira (17/06) tarde e noite, risco de descargas elétricas (raios) e pancadas de chuva no Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Vale do Itajaí. Fonte: Epagri/Ciram

AVISO: Quinta-feira (18/06) madrugada e manhã, risco de descargas elétricas (raios) e de temporal isolado com vendaval. O acumulado de chuva previsto é de 30 a 40 mm em média, com pontuais de 60 mm, podendo superar esse valor no Litoral Sul e Norte.  Para tarde e noite, ventos fortes de sul (60 a 70 km/h) no Estado. Mar muito agitado com picos de onda de 3,0 a 3,5 m no Litoral de SC e ventos fortes em mar aberto, podendo superar os 80 km/h. Risco de alagamentos em áreas suscetíveis de cidades litorâneas, principalmente em horários de pico de maré. Fonte: Epagri/Ciram

AVISO: Na sexta-feira (19/06), o vento sul intenso e persistente, com rajadas de 60 a 80km/h na área oceânica, mantém o mar muito agitado a grosso com picos de onda entre 4,0 m e 4,5 m. Risco de ressaca para áreas de costa em SC, e alagamentos em áreas suscetíveis de cidades litorâneas. Fonte: Epagri/Ciram

 Recomendações da Defesa Civil SC: 

Tempestades com descargas elétricas (raios) e vento: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri/Ciram

Quarta-feira (17/06): Sol com aumento nuvens em SC. No Oeste, Meio Oeste e Vale do Itajaí há condições de chuva no decorrer do dia. Nas regiões do Planalto Sul e Litoral Sul há previsão de chuva, no período da tarde e noite. Temperatura em elevação durante o dia.

OBSERVAÇÃO: tarde e noite, risco de descargas elétricas (raios) e pancadas de chuva no Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Vale do Itajaí.

Sistemas meteorológicos: sistema de alta pressão se afasta para o oceano. Cavado (área alongada de baixa pressão atmosférica e Jato Subtropical influenciam SC. Uma nova frente fria avança pelo RS e se aproxima à noite do Estado.

CARTA SINÓTICA – 17/06/2015    Fonte: Monitoramento e Alerta – Defesa Civil SC. 

carta 20150617

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:  Fonte: Epagri/Ciram

Quinta-feira (18/06): Céu encoberto com chuva, moderada a forte em alguns momentos, com pontuais elevados. O acumulado de chuva previsto é de 30 a 40 mm em média, com pontuais de 60 mm, podendo superar esse valor no Litoral Sul e Norte. O tempo melhora com aberturas de sol a partir da tarde no Oeste e Sul do Estado e no fim da tarde e noite nas demais regiões. Temperatura em acentuado declínio novamente, próxima de 0ºC à noite no Planalto Sul.

ATENÇÃO: madrugada e manhã, risco de descargas elétricas (raios) e de temporal isolado com vendaval.  O acumulado de chuva previsto é de 30 a 40 mm em média, com pontuais de 60 mm, podendo superar esse valor no Litoral Sul e Norte. Para tarde e noite, ventos fortes de sul (60 a 70 km/h) no Estado. Mar agitado com picos de onda de 2,5 a 3,0 m no Litoral de SC e ventos fortes em mar aberto, podendo superar os 80 km/h. Perigo a navegação e a atividade de pesca. Risco de ressaca e alagamentos em áreas suscetíveis no litoral em horários de pico de maré.

Sistemas meteorológicos: uma frente fria avança rapidamente por SC. No período da tarde e noite uma nova massa de ar frio (sistema de alta pressão) começa a estabilizar o tempo em SC.

 

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Na sexta-feira (19) e no sábado (20/06), uma massa de ar frio e seco deixa o tempo estável com sol e poucas nuvens em SC, e temperatura mais baixa, negativa na serra catarinense e de 0ºC a 5ºC nas áreas altas do Estado, com previsão de geada ao amanhecer.

ATENÇÃO: Na sexta-feira (19), o vento sul intenso e persistente, com rajadas de 60 a 80km/h na área oceânica, mantém o mar muito agitado a grosso com picos de onda entre 4,0 m e 4,5 m. Risco de ressaca para áreas de costa em SC, e alagamentos em áreas suscetíveis.

No domingo (21/06), aumento de nuvens no decorrer do dia, com chuva no Oeste e Sul do Estado. OBSERVAÇÃO: Risco de descargas elétricas (raios).

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

Avisos Anteriores:

ATENÇÃO 17/06/2015 – 22h33m: Nas próximas 2 horas, chuva com descargas elétricas (raios) e rajadas de vento de 60 a 70 km/h no Oeste de SC. Fonte: Epagri/Ciram