ATENÇÃO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 17.07.2016

ATENÇÃO

ATENÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Domingo com rajadas fortes de vento e mar agitado no Litoral de SC !

Semana de tempo seco com frio e geada em SC !

Domingo (17/07) – ATENÇÃO PARA FRIO INTENSO – RAJADAS FORTES DE VENTO – MAR AGITADO

Tempo: predomínio de sol em todas as regiões.

Temperatura: baixa, acentuando a mínima no período noturno.

Vento: sudoeste a sul, moderado com fortes rajadas, especialmente no sul do Estado.

Mar: forte agitação no mar com picos de 2,0 a 3,0 m e risco de ressaca.

Sistema: massa de ar polar avança do norte da Argentina para o centro-sul do Brasil. Ciclone extratropical com centro entre o litoral do RS e sul de SC.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Frio intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

Segunda-feira (18/07) – ATENÇÃO PARA FRIO INTENSO – GEADA

Tempo: predomínio de sol em todas as regiões.

Temperatura: baixa em todas as regiões. Mínimas entre próximas e abaixo de zero nas áreas altas, com geada ampla do Oeste ao Planalto e Alto Vale, e geada isolada no Litoral.

Vento: fraco, de sudoeste a sul.

Sistema: massa de ar polar dominando o Sul do Brasil.

Terça-feira (19/07) – ATENÇÃO PARA FRIO INTENSO – GEADA

Tempo: predomínio de sol em todas as regiões.

Temperatura: baixa em todas as regiões, com geada ampla nas áreas altas do oeste ao planalto e Alto Vale.

Vento: sul, fraco.

Quarta e quinta-feira (20 e 21/07) – OBSERVAÇÃO PARA GEADA

Tempo: predomínio de sol em todas as regiões.

Temperatura: em gradativa elevação, permanecendo a condição de geada no Planalto Sul.

Vento: sul virando para nordeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 22 a 31 de julho de 2016

Permanece o tempo seco em SC e temperatura em elevação, diminuindo o frio dos dias anteriores. No dia 26/07, a passagem rápida de uma frente fria pelo Estado provoca chuva em SC. Nos dias seguintes, o tempo melhora com novo declínio de temperatura.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta