AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 17/08/2016

ATENÇÃO 17/08/2016 – 16h24min: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Oeste e Meio Oeste de SC. (Epagri/Ciram)

AVISO

AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI/CIRAM

Risco de temporal nesta quarta e quinta-feira!

Totais elevados de chuva na sexta-feira!

Na quarta e quinta-feira (17 e 18/08), pancadas de chuva em SC, no decorrer do dia, com risco de temporal isolado (rajadas de vento de mais de 60 km/h e granizo).

Na sexta-feira (19/08), chuva persistente em SC. No norte do Estado (Vale do Itajaí, Planalto Norte, Litoral Norte e Grande Florianópolis) e áreas de divisa com o Paraná (Oeste e Meio-Oeste), total diário previsto de 60mm a 80mm.

Especialmente no Litoral Norte de SC, condição de chuva persistente e volumosa entre a sexta-feira (19/08) e manhã de sábado (20/08). Nesse período, os totais de chuva podem superar os 100mm em algumas localidades da região.

No sábado (20/08), são esperadas rajadas de vento sul de 70 a 90 km/h, especialmente no litoral de SC, devido à intensificação de um ciclone próximo da costa Sul do Brasil.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Semana com adversidades de tempo em SC

Chuva, Ventos Intensos e Frio !

Quarta-feira (17/08) – AVISO PARA TEMPORAL (CHUVA INTENSA – RAIOS – VENTOS FORTES – GRANIZO)  (TOME AÇÃO!) – Acompanhar monitoramento !

Tempo: aumento da nebulosidade e pancadas de chuva a partir do Oeste e Sul de SC, estendendo-se para as demais regiões no decorrer do dia. Risco de temporais isolados (chuvas intensas, raios, ventos fortes e granizo). Ver Aviso Meteorológico !

Temperatura: em declínio no final do dia.

Vento: noroeste a sudoeste/sul, fraco a moderado com intensas rajadas.

Sistema: frente fria com rápido deslocamento por SC, seguida do avanço de um sistema de alta pressão no final do dia.

Quinta-feira (18/08) – ATENÇÃO PARA TEMPORAL (CHUVA INTENSA – RAIOS – VENTOS FORTES – GRANIZO)  – (ESTEJA PREPARADO!) Acompanhar boletins!

Tempo: chuva no decorrer do dia do Oeste ao Planalto. No Litoral, sol com nuvens e chuva nos períodos da tarde e noite. Risco de temporais isolados (chuvas intensas, raios, ventos fortes e granizo). Ver Aviso Meteorológico !

Temperatura: em declínio.

Vento: fraco a moderado. De sudeste a nordeste do Oeste ao Planalto. De sul a leste no Litoral, com intensas rajadas.

Sistema: deslocamento rápido da alta pressão para o mar com áreas de baixa pressão (cavado) no Sul do Brasil.

Sexta-feira (19/08) – OBSERVAÇÃO PARA CHUVAS INTENSAS – (ESTEJA ATENTO!) – Acompanhar boletins!

Tempo: encoberto com chuva em todas as regiões, devido a baixas pressões no Paraná e norte de SC. Especialmente no norte de SC, condição de elevados totais de chuva, devido ao transporte de umidade do mar. Ver Aviso Meteorológico !

Temperatura: estável, sem grande variação.

Vento: fraco a moderado. De nordeste a noroeste do Oeste ao Planalto. De leste a nordeste no Litoral, com intensas rajadas.

Sábado (20/08) – Acompanhar boletins !

Tempo: chuva melhorando no decorrer do dia, a partir do Oeste e Sul de SC, com o avanço de uma nova massa de ar frio para o Sul do Brasil.

Temperatura: em declínio acentuado no decorrer do dia. A baixa temperatura e a umidade favorecem pequena condição de neve no Planalto Sul.

Vento: noroeste a sudoeste/sul, moderado com intensas rajadas, devido à intensificação de um ciclone extratropical próximo da costa catarinense, o que aumenta a sensação de frio.

Mar: agitado oferecendo risco a navegação de pequenas e médias embarcações.

Domingo (21/08) – Acompanhar boletins!

Tempo: céu com muitas nuvens em grande parte de SC, melhorando no decorrer do dia com sol a partir do Oeste.

Temperatura: muito baixa, com mínimas próximas de 0°C e geada, nas áreas altas do Oeste ao Planalto.

Vento: sul, moderado e persistente, com intensas rajadas no Litoral, devido à atuação do ciclone extratropical na costa catarinense.

Mar: agitado oferecendo risco a navegação de pequenas e médias embarcações.

TENDÊNCIA de 22 a 31 de agosto de 2016

Tempo seco em SC, com predomínio de sol na maior parte do período. Entre os dias 26 e 27, passagem de uma frente fria no litoral Sul do Brasil, sem chuva significativa para SC. A temperatura fica mais baixa nos dias 22 e 28, com o predomínio de massas de ar frio no Sul do Brasil.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção
Secretaria de Estado da Defesa Civil