AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 17.10.2016

AVISO 18/10/2016 – 07h00min: Nas próximas 2 horas, risco de temporal associado a ventos fortes (acima de 60 km/h) e granizo isolado no Oeste de SC e pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Meio Oeste e Planalto Sul de SC.(Epagri/Ciram)

ATENÇÃO 18/10/2016 – 03h43min: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Oeste de SC. (Epagri/Ciram)

ATENÇÃO 18/10/2016 – 01h05min: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Oeste e Meio Oeste de SC. (Epagri/Ciram)

AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI/CIRAM

Nos próximos dias (17 a 19/10), uma massa de ar úmido e quente predomina em SC, deixando as temperaturas altas, próxima e acima de 30°C na maioria das regiões, com pancadas de chuva por vezes acompanhadas de temporais com granizo e ventania (rajadas em torno de 60 a 90km/h), especialmente no Planalto Sul e Litoral Sul.  A instabilidade segue mais forte no RS, portando nas áreas mais próximas desse Estado, o risco de temporais é maior.

Acompanhe diariamente os avisos meteorológicos!

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI-CIRAM

Segunda-feira (17/10) – AVISO PARA RISCO DE TEMPORAIS ISOLADOS

Tempo: predomínio de nuvens e pancada de chuva com trovoadas no Litoral Sul. Nas demais regiões, variação de nuvens com aberturas de sol e pancadas de chuva com risco de temporal isolado (Aviso Meteorológico) entre a tarde e noite, especialmente no Planalto Sul e Litoral Sul, devido à instabilidade atmosférica.

Temperatura: alta em todas as regiões, com sensação de ar abafado.

Vento: noroeste e nordeste, com variação para sudeste no Litoral Sul, fraco a moderado, com rajadas associadas a temporais.

Sistema: massa de ar quente e úmido em SC.

—————————————————————————————————————————————–

Terça-feira (18/10) – ATENÇÃO PARA RISCO DE TEMPORAIS – Acompanhar boletins!

Tempo: Variação de nebulosidade com aberturas de sol e pancadas de chuva na maioria das regiões entre a tarde e noite. No Litoral Sul o tempo segue mais instável com condições de chuva pela manhã. Persiste o risco de temporais.

Temperatura: segue alta em todas as regiões.

Vento: nordeste a norte, fraco a moderado com rajadas associadas a temporais.

Sistema: massa de ar quente e úmido em SC.

—————————————————————————————————————————————–

Quarta-feira (19/10) – OBSERVAÇÃO PARA RISCO DE TEMPORAIS – Acompanhar boletins!

Tempo: Céu com muitas nuvens, aberturas de sol e condições de chuva especialmente na madrugada e a partir da tarde. Persiste o risco de temporais.

Temperatura: segue alta em todas as regiões.

Vento: nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

—————————————————————————————————————————————–

Quinta-feira (20/10) – Acompanhar boletins!

Tempo: instável com céu encoberto e chuva em todas as regiões devido à passagem de uma frente fria.

Temperatura: a temperatura diminui.

Vento: nordeste a sudeste, fraco a moderado.

—————————————————————————————————————————————–

Sexta-feira (21/10) – Acompanhar boletins!

Tempo: no Litoral, mais nuvens e condições de chuva na madrugada e a partir da tarde. Nas demais regiões, variação de nuvens com aberturas de sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite.

Temperatura: temperatura mais amena.

Vento: sudeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 22 a 31 de outubro de 2016

O mês deve terminar com pancadas de chuva frequente em SC, por vezes acompanhadas de temporais localizados, típicos de primavera. A temperatura deve ficar mais alta em boa parte do período. Uma nova frente fria deve passar pelo Estado, próximo ao dia 30.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção
Secretaria de Estado da Defesa Civil