ATENÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 18.10.2017 – CARJR

nowcasting

ATENÇÃO 18/10/2017 Regiões Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul de Santa Catarina, á tarde e noite para pancadas de chuva, que localmente serão de forte intensidade, acompanhadas de descargas elétricas (raios), rajadas de vento e eventual queda de granizo. (CPTEC/INPE)

____________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

ATENÇÃO METEOROLÓGICA 18/10/2017 – EPAGRI/CIRAM

CHUVA E TEMPORAIS ISOLADOS EM SANTA CATARINA !

Acompanhar atualização de boletim

Início: 19/10/2017 às 06:00h

Fim: 19/10/2017 às 23:59h

Regiões: Todas as regiões de Santa Catarina.

Previsão: Pancadas de chuva com descargas elétricas (raios). Risco de temporais isolados principalmente à tarde.

Sistema: Passagem de frente fria em SC.

Entre a tarde de sexta-feira (20/10) e sábado (21/10), chuva em todas as regiões de SC.

Condição de totais mais elevados de chuva e temporais nesse período, especialmente no Oeste.

Laura Rodrigues e Marilene de Lima – Meteorologistas (Epagri/Ciram)

_________________________________________________________________

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

ATENÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

CHUVA E TEMPORAIS ISOLADOS EM SANTA CATARINA !

Quarta-feira (18/10) – ATENÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – Acompanhar monitoramento!

Tempo: Sol com variação de nuvens em SC. Nas áreas do Meio Oeste e Sul do Estado, pancadas de chuva isolada acompanhadas de descargas elétricas (raios) à tarde e noite.

Temperatura: elevada.

Vento: Nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: Alta pressão com centro no oceano, altura sul do Brasil. Frente fria avançando para o sul do Brasil.

Quinta-feira (19/10) – ATENÇÃO PARA TEMPORAIS ISOLADOS (CHUVA RÁPIDA INTENSA – RAIOS – RAJADAS DE VENTO) – Acompanhar atualização de boletim!

Tempo: Chuva com raios a partir da madrugada e manhã, em todas as regiões. O tempo melhora à noite, exceto no norte do Estado, onde permanece com chuva. Risco de temporais localizados. (Ver Atenção Meteorológica)

Temperatura: Diminui especialmente do oeste ao sul.

Vento: Noroeste, passando a sudoeste/sul, moderado com rajadas.

Mar: agitado com ondas de NE a E de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 m. Mais intenso afastado da costa.

Sistema: Passagem rápida de frente fria por SC.

Sexta-feira (20/10) – OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – Acompanhar atualizações de boletins!

Tempo: Sol com chuva e descargas elétricas (raios) a partir da tarde, em todas as regiões. No litoral, chuva mais concentrada à noite. Risco de temporais localizados principalmente no Oeste de SC.

Temperatura: Em elevação.

Vento: Sudeste a nordeste, fraco a moderado.

Sábado (21/10) – Acompanhar atualizações de boletins!

Tempo: Encoberto com chuva e descarga elétrica em todas as regiões. Risco de temporais localizados principalmente no Oeste de SC.

Temperatura: Diminui no fim do dia.

Vento: Noroeste a sudoeste, moderado com rajadas.

Domingo (22/10)

Tempo: Encoberto com chuva, melhorando no decorrer do dia.

Temperatura: Mais baixa.

Vento: Sudoeste a sul, moderado com rajadas mais intensas no Sul de SC.

TENDÊNCIA de 23 a 31 de outubro de 2017

Esse período será menos chuvoso em relação à primeira quinzena de outubro. Nos primeiros dias, o sol predomina em SC, com temperatura mais baixa nas madrugadas. Indicativo de novo período com chuva a partir do dia 27/10, devido à passagem de duas frentes frias.

Laura Rodrigues – Meteorologista

defesa civil