PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri/Ciram
Segunda-feira (19/01): Sol entre nuvens na maior parte do dia. Entre a tarde e noite retornam as pancadas de chuva a todas as regiões do Estado.
ATENÇÃO: Risco de descargas elétricas (raios) e rajadas de vento, associadas às pancadas de chuva que podem ser fortes por alguns momentos em todas as regiões de SC.
Sistema meteorológico: instabilidade devido ao calor e alta umidade.
Veja as recomendações da Defesa Civil SC:
Tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.
Alagamentos/Inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
Imagem Satélite GOES-13 Colorida BM 20150119_09:30 GMT
PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:
Terça-feira (20/01): muitas nuvens pela manhã, com chuva fraca no Litoral e Vale do Itajaí. Entre a tarde e noite, chuva devido ao calor e passagem de uma frente fria pelo Estado.
ATENÇÃO: Risco de descargas elétricas (raios) e rajadas de vento, associadas às pancadas de chuva. Risco de altos acumulados de precipitação em curtos períodos.
Sistema meteorológico: avanço de uma frente fria pela divisa com o RS, se estendendo a todas as regiões.
PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:
Na quarta (21) e na quinta-feira (22/01), chuva persistente entre o Planalto e Litoral devido a um sistema de baixa pressão no litoral do PR e de SC.
ATENÇÃO: Risco de temporais isolados com descarga elétrica e rajadas fortes de vento e altos acumulados de precipitação.
Na sexta-feira (23/01), continua a condição de céu com muitas nuvens entre o Planalto e Litoral e ocorrência de chuva a qualquer hora do dia. No Oeste e Meio Oeste a chuva inicia entre a tarde e a noite. ATENÇÃO para descargas elétricas e chuva forte por alguns momentos.
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.
![]() |
Gerência de Monitoramento e Alerta |