ATENÇÃO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 19.05.2016

0002---BANNER-SITE-DEFESA-CIVIL---STATUS-854x129 OBSERVACAO ATENCAO 1

ATENÇÃO METEOROLÓGICA – EPAGRI/CIRAM

Mudança no tempo e risco de temporal isolado em SC !

Na sexta-feira (20/05) o frio diminui e o tempo volta a ficar instável com condições de chuva em Santa Catarina, podendo começar pela manhã no Oeste e Norte do Estado, atingindo as demais regiões entre a tarde e noite. A chuva pode ser mais forte em alguns momentos com temporal isolado no período da tarde e noite, especialmente no Planalto Norte e Litoral Norte.

Essa condição de tempo estará associada a um cavado (área alongada de baixa pressão)

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

ATENÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Semana termina com mais nuvens, chuva e risco de temporais isolados em SC !

Acompanhar boletins !

Quinta-feira (19/05)

Tempo: presença de sol com poucas nuvens em Santa Catarina. Mais nuvens no Litoral no início e fim do dia.

Temperatura: em elevação no decorrer do dia.

Vento: sudeste fraco a moderado em todas as regiões de SC, com variações de sul no Planalto e Litoral e passando a nordeste no Oeste e Meio Oeste.

Sistema: massa de ar frio (sistema de alta pressão) e jato subtropical (ventos fortes em altos níveis da atmosfera) sobre o Sul do Brasil.

Sexta-feira (20/05) – ATENÇÃO (Acompanhar boletins!)

Tempo: variação de nuvens na maior parte do dia, alternando com aberturas de sol. Mais encoberto pela manhã no Oeste de SC e no decorrer do dia em todas as regiões, com chuva e temporais isolados entre a tarde e noite.

Temperatura: em elevação na maioria das regiões.

Vento: nordeste, com variações de sudeste no Litoral Norte, fraco a moderado com rajadas associadas às trovoadas.

Sistema: cavado em níveis médios da atmosfera (área alongada de baixa pressão atmosférica), sobre o Sul do Brasil, causando áreas de instabilidade na maior parte da tarde e noite.

Sábado (21/05) – ATENÇÃO (Acompanhar boletins!)

Tempo: Muitas nuvens na maior parte do dia em todas as regiões de SC, com chuva principalmente no início e fim do dia no Litoral e a qualquer momento do Oeste ao Planalto devido a áreas de baixa pressão no RS e SC.

Temperatura: em pequena elevação, devido à cobertura de nuvens e à chuva.

Vento: variável, passando de nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

Domingo (22/05) – OBERVAÇÃO (Acompanhar boletins!)

Tempo: muitas nuvens a encoberto, com chuva alternando com períodos de melhoria a partir da tarde no Meio Oeste e Planalto Sul, devido ao deslocamento para leste do sistema de baixa pressão.

Temperatura: em pequena elevação, principalmente no Meio Oeste devido à presença de sol.

Vento: sudeste, fraco a moderado com rajadas.

Segunda-feira (23/05)

Tempo: mais nuvens com chuva isolada pela manhã no Planalto Norte e Litoral Norte de SC. Uma massa de ar frio e com menos umidade avança pela Argentina e Uruguai, chegando ao Sul do Brasil no decorrer do dia deixando o tempo firme com temperaturas baixas em todas as regiões de SC. A condição de umidade e temperatura baixa traz chance de neve para as áreas altas do Planalto Sul.

Temperatura: em declínio acentuado, principalmente a partir da tarde.

Vento: sudoeste e sul, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

TENDÊNCIA de 24 de maio a 01 de junho de 2016

A próxima semana (de 24 a 26/05) uma massa de ar frio, de origem polar, deixa mantém o tempo firme com nevoeiros, temperatura baixa e condições de geada ao amanhecer nas áreas altas de Santa Catarina. Entre 27 e 28, uma nova frente fria traz chuva e temporais isolados para SC. Nos últimos dias de maio e no 01 de junho novamente o ar frio no Sul do Brasil deixa a temperatura baixa com chance de geada em SC.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta