ATENÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 20.05.2017

ALERTA

ALERTA PARA RISCO DE DESLIZAMENTOS EM: Garuva; Pomerode; Guaramirim; Joinville; Jaraguá do Sul; Massaranduba; Schroeder; Luiz Alves e Santo Amaro do Imperatriz

Fonte: CEMADEN. Esteja atento. Caso observe qualquer movimentação de terra deixe o local e ligue 199 ou 193.

ACOMPANHAR O MONITORAMENTO!

____________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

ATENÇÃO

ATENÇÃO MARÍTIMA E METEOROLÓGICA – EPAGRI/CIRAM

VENTO FORTE E MAR MUITO AGITADO NO LITORAL DE SC!

Inicio: 10:00h de 19/05/2017 – Sexta-feira

Fim: 23:00h de 21/05/2017 – Domingo

Regiões: Costa Catarinense.

Previsão: Vento forte, com rajadas de 50 a 65 km/h, e mar muito agitado com ondas altas de 2,0 a 2,5 m e picos de 3,0 a 3,5 m. Perigo a navegação de pequenas e médias embarcações. Risco de ressaca na costa catarinense. Fonte: CHM/DHM/MARINHA BRASIL. Proteger embarcações, apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

______________________________________________________________________

CHUVA INTENSA EM SC!

18:00h de 20/05/2017

Fim: 12:00h de 21/05/2017

Regiões: Litoral de SC.

Previsão: Chuva persistente acumulando elevados totais no período, entre 60 e 80mm, podendo superar os 100mm em algumas localidades. Caso as previsões se confirmem há riscos de Alagamentos, Enxurradas e Vendavais.

Sistema: Anticiclone do Atlântico Sul (ASAS) e uma passagem de frente fria em SC e circulação marítima (fluxo de umidade do mar para o continente), mantendo condição adversa de mar.

Publicado em 20/05/2017 às 12h00min.

Laura Rodrigues –  Meteorologista (Epagri/Ciram)

______________________________________________________________________

Recomendações da Defesa Civil SC:

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.

Ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.

Mar agitado: perigo a navegação de pequenas e médias embarcações.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

Recomenda-se o acompanhamento diário da previsão do tempo.

Sábado (20/05):
Tempo: muitas nuvens em SC, com chuva a qualquer hora do dia no Litoral Norte, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí. Nas demais regiões, chuva no decorrer do dia.
Temperatura: amena devido à cobertura de nuvens.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado, com intensas rajadas, principalmente no Litoral.
Sistema: fluxo de umidade do mar para o Litoral e frente fria deslocando-se no RS no decorrer do dia.
Domingo (21/05):
Tempo: encoberto com chuva, melhorando no decorrer da manhã, a partir do Oeste, e no decorrer do dia nas demais regiões. No Litoral e Vale do Itajaí, condição de chuva mais intensa e melhora do tempo à noite.
Temperatura: em declínio no fim do dia.
Vento: noroeste a sudoeste, moderado com intensas rajadas.
Sistema: frente fria deslocando-se em SC no decorrer do dia, seguida de alta pressão avançando para o Estado no final do dia.
Segunda-feira (22/05):
Tempo: seco e ensolarado em SC.
Temperatura: baixa na madrugada com chance de geada fraca nas áreas altas do Planalto Sul. Durante o dia, temperatura em elevação.
Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.
Terça-feira (23/05):
Tempo: do Oeste ao Sul de SC, chuva no decorrer do dia. Aumento da nebulosidade nas demais regiões.
Temperatura: em elevação.
Vento: nordeste a norte, fraco a moderado.

Quarta-feira (24/05):
Tempo: chuva no decorrer do dia em todas as regiões.
Temperatura: em elevação.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 25 de maio a 03 de junho de 2017

O período será de chuvas mais frequentes em SC. Especialmente entre 25 e 26/05, 28/05 e primeiros dias de junho, maior condição de chuva, associada a frentes frias e sistemas de baixa pressão.

Recomenda-se o acompanhamento diário da previsão do tempo.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção
Secretaria de Estado da Defesa Civil