Atenção e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 21.05.2015

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri/Ciram

Quinta-feira (21/05): Sol entre nuvens no decorrer do dia em SC. No Litoral Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, persiste a variação de nuvens e condição de chuva, especialmente pela manhã e no período noite.Temperatura em elevação, mais alta no Oeste e Litoral Sul.

ATENÇÃO: para o Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis: previsão de acumulado de chuva de 5 a 15 mm em 24h. Solo encharcado com risco de deslizamentos de terra no Litoral Norte e Vale de Itajaí.

Sistema meteorológico: Sistema de alta se afastando do continente, diminuindo o efeito da circulação marítima.

21.05.2015 Visivel Sul

Imagem Satélite GOES-13 Visível 21/05/2015 08h00m

 

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Sexta-feira (22/05): Chuva fraca na madrugada no Litoral Norte. No decorrer do dia sol entre nuvens em todas as regiões. No Oeste e Meio Oeste há condição de pancadas de chuva no período da tarde e noite.Temperatura em elevação, mais alta no Oeste e Litoral Sul.

OBSERVAÇÃO: para tarde e noite, risco de descargas elétricas (raios) no Oeste e Meio Oeste de SC.

Sistema meteorológico: Jato de baixos níveis e vórtice em níveis médios e altos da atmosfera, formando áreas de instabilidade no Paraguai, com influência no Oeste e Meio Oeste de SC.

 

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

No sábado (23/05), sol entre nuvens e temperatura mais elevada em SC. Do Oeste ao Sul do Estado há previsão de pancadas de chuva no período da tarde e noite, devido a aproximação de uma frente fria. OBSERVAÇÃO: risco de descargas elétricas (raios).

No domingo (24/05), essa frente fria avança pelo Estado, provocando chuva a partir do início do dia do Oeste ao Litoral Sul, se estendendo as demais regiões no período da tarde e noite.

Na segunda-feira (25/05), o tempo segue instável com chuva em SC.  Acumulado de chuva de 30 a 50 mm em média por 24h, podendo ocorrer pontuais de 60 a 80 mm.

ATENÇÃO: para domingo (24) e segunda-feira (25/05), risco de temporal isolado. Acompanhar boletins !

ATENÇÃO especial para terça (26) e quarta-feira (27/05): a chuva continua em SC, moderada a forte em alguns momentos, com pontuais elevados.

No período de domingo a quarta-feira (24 a 27/05): a previsão é de chuva frequente com acumulados significativos em SC, que podem causar transtornos no Estado. Entre a terça (26) e quinta-feira (28/05), indicativo de mar agitado com picos de onda de 3.0 m na costa catarinense. Acompanhar boletins !

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil