Atenção e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 22.05.2015

AVISO METEOROLÓGICO: No domingo (24) uma frente fria avança pelo Estado de SC, provocando chuva a partir do início do dia do Oeste ao Litoral Sul, se estendendo as demais regiões no período da tarde e noite. Risco de temporal com pontuais elevados, especialmente no Oeste e Litoral Sul. Fonte: Epagri/Ciram

ATENÇÃO: Durante a semana (25 a 29/05), a condição atmosférica se mantém instável em SC, com chuva frequente e acumulados significativos no período, com indicativo de pontuais de 150 a 200 mm, o que representaria mais do que a média climatológica para o mês de maio. A situação pode ser mais crítica no Oeste e Litoral Sul. 

De quarta para quinta-feira (27 a 28/05) há previsão de formação de um ciclone extratropical próximo ao Litoral do RS e sul de SC, associado a vento forte com rajadas de 70 a 100 km/h no Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis. Esse ciclone deixará o mar muito agitado a grosso no Litoral de SC, com risco de ressaca. Fonte: Epagri/Ciram 

Ressalta-se a importância do acompanhamento diário da previsão, devido ao período longo, sujeito a mudanças nos próximos dias.

 Recomendações da Defesa Civil SC 

Tempestades com descargas elétricas (raios) e vento: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos. 

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri/Ciram

Sexta-feira (22/05): Manhã com mais nuvens e chuviscos na faixa que vai do Planalto Sul ao Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte. No decorrer do dia, sol entre nuvens em todas as regiões. No Oeste e Meio Oeste há condição de pancadas de chuva no período da tarde e noite.Temperatura em elevação, mais alta no Oeste e Litoral Sul.

ATENÇÃO: para tarde e noite, risco de descargas elétricas (raios) no Oeste e Meio Oeste.

Sistema meteorológico: Jato de baixos níveis e vórtice em níveis médios e altos da atmosfera, formando áreas de instabilidade no Paraguai, com influência no Oeste e Meio Oeste de SC.

 

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Sábado (23/05): Nevoeiros e mais nuvens ao amanhecer com sol entre algumas nuvens e temperatura mais elevada em SC. Do Oeste ao Sul do Estado há previsão de pancadas de chuva no período da tarde e noite.

ATENÇÃO: para tarde e noite, risco de descargas elétricas (raios) no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul.

Sistema meteorológico: Jato de baixos níveis e aproximação de uma frente fria.

 

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

No domingo (24/05), uma frente fria avança pelo Estado, provocando chuva a partir do início do dia do Oeste ao Litoral Sul, se estendendo as demais regiões no período da tarde e noite. Atenção: risco de temporal isolado. Acumulado de chuva previsto para 24h de 20 a 40 mm em média, com pontuais de 50 a 60 mm no Oeste e Litoral Sul.

Na segunda-feira (25/05), o tempo segue instável com chuva em SC.

ATENCÃO: risco de descargas elétricas (raios) em todas as regiões. Acumulado de chuva previsto para 24h de 20 a 40 mm em média, com pontuais de 50 a 60 mm no Litoral Sul.

Na terça-feira (26/05), a chuva continua por influência de um sistema de baixa pressão. Atenção: risco de temporal isolado. Acumulado de chuva previsto para 24h de 20 a 30 mm em média, com pontuais de 40 a 50 mm.

ATENÇÃO: para quarta (27) e quinta-feira (28/05): chuva continua em SC, moderada a forte em alguns momentos, com pontuais elevados. Há previsão de ventos fortes com rajadas de 70 a 100 km/h especialmente no Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis, devido a formação de um ciclone extratropical próximo à costa de SC. Esse ciclone pode causar mar muito agitado a grosso com ressaca no Litoral de SC, de quinta (29) para sexta-feira (30/05).

No período de domingo a quinta-feira (24 a 28/05): a previsão é de chuva frequente com acumulados significativos em SC, que podem causar transtornos no Estado de SC.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil