AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 26.04.2016

OBSERVAÇÃO 26/04/2016 – 21h30min: Nas próximas 3 horas, rajadas de vento de 50 a 70 km/h no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Norte, Litoral Sul e Norte e Grande Florianópolis. (Epagri/Ciram)

0002---BANNER-SITE-DEFESA-CIVIL---STATUS-854x129 AVISO 1

AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI/CIRAM

Fortes rajadas de vento sul

Frio intenso com neve e geada ampla

Nessa terça-feira (26/04), a condição de chuva diminui em todo o Estado, com o afastamento da frente fria, ocorrendo com fraca intensidade em algumas áreas. Especialmente no fim do dia, condição de fortes rajadas de vento sul, de 50 a 80 km/h (mais intensas no litoral), e declínio brusco da temperatura (a mínima do dia ocorre no período da noite).

Na quarta (27/04), fortes rajadas de vento sul, entre 60 e 80 km/h, na madrugada e manhã. Chance de neve nas áreas altas do Planalto Sul entre a madrugada e manhã.

Quinta e sexta-feira (28 e 29/04), geada ampla do Oeste ao Planalto, e de forma mais isolada nas regiões do Vale do Itajaí e Litoral, com temperaturas mínimas próximas de 0°C e negativas nas áreas mais altas.

Os ventos fortes estão associados à intensificação de um ciclone na costa, acompanhado de uma massa de ar de origem polar.

AVISO DE MAR – EPAGRI/CIRAM

Vento forte e mar muito agitado a grosso com risco de ressaca no litoral de SC !

No decorrer desta terça (26) e na quarta-feira (27/04), há previsão de vento forte e persistente do quadrante sudoeste no litoral de SC, com rajadas de 50 a 80 km/h. O mar fica muito agitado a grosso, com picos de onda de 3,0 m a 4,0 m e acima deste valor em áreas mais afastadas da costa, até a quinta-feira. Risco de ressaca, desaconselhável para navegação de pequenas e médias embarcações.

Essa condição se deve ao deslocamento de uma frente fria, associada a um ciclone extratropical próximo ao litoral do RS.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

Frio: atenção com população mais vulnerável, como moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias.

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL – EPAGRI/CIRAM

Temperatura em acentuado declínio no decorrer do dia

Chance de neve e depois geada ampla em SC

Terça-feira (26/04) – AVISO

Tempo: predomínio de nuvens e condições de chuva fraca a moderada, alternando períodos sem chuva.

Temperatura: em declínio acentuado no decorrer do dia, mínima ocorrendo à noite.

Vento: noroeste a sudoeste, fraco a moderado, com rajadas fortes e persistentes especialmente no fim do dia e no Litoral.

Mar: fica muito agitado a grosso, com picos de onda de 3,0 m a 4,0 m e acima deste valor em áreas mais afastadas da costa.

Sistema: frente fria afasta-se para o Sudeste do Brasil. Ciclone intensifica-se entre a costa do RS e do Uruguai. Uma massa de ar de origem polar avança pelo Sul do Brasil.

Quarta-feira (27/04) – AVISO

Tempo: o sol volta a aparecer na maioria das regiões, acompanhado de mais nuvens com chance de chuva fraca na madrugada e manhã, no Oeste e Sul do Estado. Nas áreas altas do Planalto Sul, a umidade associada à baixa temperatura favorece a condição de neve (ver Aviso Meteorológico).

Temperatura: baixa em todo o Estado, próxima de 0°C a 3°C no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul.

Vento: sudoeste, moderado com rajadas fortes e persistentes no litoral.

Mar: fica muito agitado a grosso, com picos de onda de 3,0 m a 4,0 m e acima deste valor em áreas mais afastadas da costa. Risco de ressaca, desaconselhável para navegação de pequenas e médias embarcações.

Sistema: ciclone extratropical próximo ao litoral do RS favorece entrada de umidade no Oeste e Sul do Estado. Massa de ar de origem polar influencia o Sul do Brasil.

Quinta e sexta-feira (28 e 29/04) – AVISO

Tempo: dias ensolarados em todo o Estado, com a atuação da massa de ar frio e seco (sistema de alta pressão) ocasionando temperatura negativa com geada ampla do Oeste ao Planalto e de forma mais isolada no Vale do Itajaí e Litoral, especialmente na quinta-feira.

Temperatura: baixa em todas as regiões.

Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado.

Mar: na quinta-feira, ainda muito agitado a grosso, com picos de onda de 3,0 m a 4,0 m e acima deste valor em áreas mais afastadas da costa. Risco de ressaca, desaconselhável para navegação de pequenas e médias embarcações.

Sexta-feira (30/04) – ATENÇÃO

Tempo: sol e algumas nuvens em todas as regiões. No Meio Oeste, Planalto Sul e Norte ainda há chance de geada, na madrugada.

Temperatura: baixa na madrugada, porem em elevação.

Vento: sudeste, fraco a moderado com rajadas.

TENDÊNCIA de 01 a 10 de maio de 2016

No início do período, condição de chuva no Litoral de SC, permanecendo tempo mais seco com presença de sol nas demais regiões. Entre os dias 03 e 05, predomínio de sol e temperatura em elevação no Estado. Entre os dias 08 e 09, uma nova frente fria deve passar por SC, provocando pancadas de chuva.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta