ATENÇÃO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 26.07.2016

AVISO

AVISO METEOROLÓGICO – 26/07/2016 – EPAGRI/CIRAM

Fortes rajadas de vento sul entre terça e quarta-feira !

Declínio acentuado de temperatura !

Terça-feira (26/07): vento do quadrante Oeste a sudoeste se intensifica, com rajadas podendo chegar a 50 a 70km/h no Litoral de SC, deixando o mar agitado com picos de onda em chegando a 2,5 m.

Quarta à sexta-feira (27/07 à 29/07): as ondas sobem ainda mais com picos de 2,5 m a 4,0 m, mais altos em áreas afastadas da costa. Condições de ressaca especialmente na quarta e quinta-feira, com risco para navegação de pequenas e médias embarcações.

Essa condição adversa de mar estará associada à formação de um ciclone extratropical próximo à costa do Uruguai, com deslocamento para o oceano, e avanço de um intenso sistema de alta pressão (massa de ar polar) pela Argentina, Uruguai e Sul do Brasil.

A temperatura declina bruscamente. Na quarta (27/07), pequena chance de neve na madrugada, nas áreas mais altas do Planalto Sul. Durante o dia, a máxima não passa de 15°C em grande parte do Estado. A madrugada de quinta-feira (28/07) será a mais fria da semana, com mínima próxima de 0°C e negativa (entre -1°C e -4°C), nas áreas altas do Oeste ao Planalto e Alto Vale, com formação de geada.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro é o melhor local durante uma tempestade!

Mar agitado: risco para navegação de pequenas e médias embarcações.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas (Consulte a Epagri em seu município).

Onda de Frio: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

ATENÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Frente fria com passagem rápida em SC

Vento sul e declínio de temperatura a partir desta terça-feira !

Terça-feira (26/07) – ATENÇÃO PARA RAJADAS DE VENTO – MAR AGITADO

Tempo: Do Oeste ao Sul, chuva no decorrer do dia com baixo acumulado no período. Nas demais regiões, aumento da nebulosidade.

Temperatura: em declínio no final do dia. Mínima ocorre à noite, especialmente do Oeste ao Sul.

Vento: noroeste, passando a sudoeste, moderado com intensas rajadas, especialmente do Oeste ao Sul de SC.

Sistema: Frente fria em deslocamento rápido avança do rio Grande do Sul para SC. Ciclone extratropical intensifica-se na costa do Uruguai e RS. Massa de ar polar avança para o Sul do Brasil no final do dia.

Quarta-feira (27/07) – ATENÇÃO PARA RAJADAS DE VENTO – MAR AGITADO – DECLÍNIO DE TEMPERATURA

Tempo: Chuva fraca na madrugada, nas regiões do Oeste ao Sul. Durante o dia, o tempo melhora em todo o Estado, com presença de sol.

Temperatura: em declínio acentuado no decorrer do dia, com máximas de 15°C na maior parte das regiões. Pequena chance de neve na madrugada, no Planalto Sul de SC.

Vento: sudoeste a sul, moderado com intensas rajadas no sul de SC, aumentando a sensação de frio.

Sistema: Massa de ar polar no Sul do Brasil. Ciclone extratropical na costa do Uruguai e RS afastando-se em direção ao oceano.

Quinta-feira (28/07) – ATENÇÃO PARA FRIO INTENSO – GEADA

Tempo: predomínio de sol em todas as regiões.

Temperatura: em declínio na madrugada, com mínima negativa e geada nas áreas mais altas do Oeste ao Planalto, e Alto Vale do Itajaí.

Vento: sul a sudeste, fraco.

Sexta-feira e sábado (29 e 30/07) – OBSERVAÇÃO PARA GEADA

Tempo: predomínio de sol em todas as regiões.

Temperatura: em elevação gradativa. Na sexta, condição de geada isolada no Planalto Sul de SC.

Vento: nordeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 31 de julho a 09 de agosto de 2016

No início do período, o sol predomina no Estado. Condição de chuva entre os dias 03 e 04/08, devido a um sistema de baixa pressão e posterior avanço de uma frente fria, permanecendo a condição de chuva no restante do período, especialmente no sul do Estado.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta