Atenção e Previsão Voltada para Defesa Civil SC 27.01.2015

ATENÇÃO – 18h36: Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva com raios e risco de temporais isolados do Meio-Oeste ao Litoral de SC. Fonte: Epagri/Ciram

 ATENÇÃO – 27/01/2015: No decorrer da tarde e a noite, condições de descargas elétricas (raios) e rajadas de vento associadas às pancadas de chuva em todas as regiões de SC.

AVISO METEOROLÓGICO: No início desta semana persiste o forte calor em SC e as pancadas de verão entre a tarde e noite, mais isoladas nesta terça-feira. Na quarta-feira (28) as pancadas de chuva devem ocorrer de forma mais ampla no Estado entre a tarde e noite, e aumenta o risco de temporais isolados, devido à aproximação de uma frente fria, que chega ao RS. Na quinta-feira (29) essa frente fria passa por SC, provocando chuva forte por alguns momentos, descargas elétricas (raios) e rajadas de vento associadas às pancadas de chuva, com possibilidade de temporais e granizo de forma isolada. O acumulado de chuva previsto é de 20 a 40 mm em média, com pontuais de 60 mm especialmente no Vale do Itajaí e Litoral Norte. Fonte: Epagri/Ciram

Veja as recomendações da Defesa Civil SC:

 Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos. 

Alagamentos/Inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. 

 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri/Ciram

Terça-feira (27/01): Tempo mais aberto com sol pela manhã e início da tarde, com aumento de nuvens e pancadas isoladas de chuva no decorrer da tarde e a noite, típicas de verão. Temperatura elevada, acima de 30ºC na maioria das regiões.

ATENÇÃO: no decorrer da tarde e a noite, condições de descargas elétricas (raios) e rajadas de vento associadas às pancadas de chuva em todas as regiões de SC.

Sistema meteorológico: áreas de instabilidade nas proximidades de SC, favorecendo o aumento de umidade do ar e a convecção à tarde.

27.01.2015 Colorida

 

 

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Quarta-feira (28/01): Sol entre nuvens e pancadas de chuva no decorrer do dia em SC, especialmente entre a tarde e noite. Temperatura elevada com sensação de ar abafado, devido a alta umidade do ar.

ATENÇÃO: entre a tarde e noite, condições de descargas elétricas (raios) e rajadas de vento associadas às pancadas de chuva em todas as regiões de SC. Risco de temporal e granizo isolado.

Sistema meteorológico: sistema de baixa pressão próximo ao Oeste de SC, favorecendo o aumento de umidade do ar no Estado.

 

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Na quinta-feira (29/01): tempo mais instável e encoberto em todas as regiões catarinenses devido à passagem de uma frente fria pelo Estado.

ATENÇÃO: para chuva forte por alguns momentos, descargas elétricas (raios) e rajadas de vento associadas às pancadas de chuva, com possibilidade de granizo de forma isolada em todas as regiões de SC.

Na sexta-feira (30/01): ainda ocorre chuva na madrugada no setor norte do Estado e nas demais regiões de forma isolada entre a tarde e noite.

No sábado (31/01):, sol com mais nuvens e chance de chuva fraca entre a Grande Florianópolis e o setor norte do Estado, devido a circulação marítima. A temperatura diminui um pouco entre a sexta-feira e o sábado.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

Avisos anteriores:

ATENÇÃO – 12h35: Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva com raios no Oeste, Meio-Oeste, Planaltos Norte e Sul de SC. Fonte: Epagri/Ciram