AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 27.04.2016

0002---BANNER-SITE-DEFESA-CIVIL---STATUS-854x129 AVISO 1

AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI/CIRAM

Massa de ar polar atua em Santa Catarina !

Nesta quarta-(27/04) persiste a chance de chuva congelada e/ou neve pela manhã e à noite, nas áreas altas do Planalto Sul, como São Joaquim, Urubici, Urupema e Bom Jardim da Serra.

Quinta e sexta-feira (28 e 29/04) geada ampla do Oeste ao Planalto, e de forma mais isolada nas regiões do Vale do Itajaí e Litoral, com temperatura mínima próxima de 0°C e negativa nas áreas mais altas, podendo chegar a -6ºC no Planalto Sul.

Sábado (30/04) ainda ocorre geada nas áreas altas do Oeste ao Planalto.

AVISO DE MAR – EPAGRI/CIRAM

Mar muito agitado a grosso com risco de ressaca no litoral de SC !

Mar muito agitado a grosso no litoral de SC, com picos de onda de 3,0 m a 4,0 m e acima deste valor em áreas mais afastadas da costa, até a quinta-feira (28/04). Risco de ressaca, desaconselhável para navegação de pequenas e médias embarcações.

Essa condição se deve ao deslocamento de uma frente fria, associada a um ciclone extratropical próximo ao litoral do RS.

Maré provoca alagamentos no Litoral de SC nos próximos dias !

Entre os dias 26 e 29/04 há risco de alagamentos nas regiões mais baixas do litoral catarinense. Os alagamentos serão provocados pela maré alta, ventos persistentes do quadrante sul e agitação marítima com picos de onda 3,0 m a 4,0 m.

Recomenda-se especial atenção para os horários (Tabela 1) e locais próximos a desembocaduras de rios, Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville entre outros.

Os horários mais críticos, com maior probabilidade de alagamentos, coincidem com os picos de maré alta previstos na tabela 1.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

Frio: atenção com população mais vulnerável, como moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias.

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL – EPAGRI/CIRAM

Nuvens, aberturas de sol e temperatura baixa

Quinta e sexta-feira geada ampla em SC

Quarta-feira (27/04) – AVISO

Tempo: o sol volta a aparecer na maioria das regiões, acompanhado de mais nuvens no Oeste e Sul do Estado. Nas áreas altas do Planalto Sul, a umidade associada à baixa temperatura favorece a condição de chuva congelada e/ou neve pela manhã e noite (ver Aviso Meteorológico).

Temperatura: baixa em todas as regiões.

Vento: sudoeste, fraco a moderado.

Mar: muito agitado a grosso no litoral de SC, com picos de onda de 3,0 m a 4,0 m e acima deste valor em áreas mais afastadas da costa. Risco de ressaca, desaconselhável para navegação de pequenas e médias embarcações.

Sistema: ciclone extratropical próximo ao litoral do RS favorece entrada de umidade no Oeste e Sul do Estado. Massa de ar de origem polar influencia o Sul do Brasil.

Quinta e sexta-feira (28 e 29/04) – AVISO

Tempo: dias ensolarados em todo o Estado, com temperatura negativa e geada ampla do Oeste ao Planalto, e de forma mais isolada no Vale do Itajaí e Litoral, especialmente na quinta-feira.

Temperatura: baixa em todas as regiões.

Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado.

Sistema: massa de ar de origem polar influencia o Sul do Brasil.

Sábado (30/04) – OBSERVAÇÃO

Tempo: sol e algumas nuvens em todas as regiões. No Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Norte ainda há chance de geada fraca, na madrugada.

Temperatura: baixa na madrugada, porem em elevação.

Vento: sudoeste sudeste, fraco a moderado.

Domingo (01/05)

Tempo: sol em todas as regiões, com mais nuvens e chance de chuva fraca no período noturno no Litoral e Vale do Itajaí. Do Oeste ao Planalto ainda há chance de geada fraca, na madrugada.

Temperatura: baixa na madrugada, em elevação durante o dia.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 02 a 12 de maio de 2016

No início do período, condição de chuva no Litoral de SC, permanecendo tempo mais seco com presença de sol nas demais regiões. Entre os dias 03 e 05, predomínio de sol e temperatura em elevação no Estado. Entre os dias 08 e 09, uma nova frente fria deve passar por SC, provocando pancadas de chuva.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta