ATENÇÃO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 28.07.2016

ATENÇÃO

ATENÇÃO METEOROLÓGICA – 28/07/2016 – EPAGRI/CIRAM

Frio mantém condição de geada nas áreas altas de Santa Catarina !

Na madrugada e amanhecer de sexta-feira (29/07) a temperatura mínima permanece baixa, com mínimas ao amanhecer próximas de 0°C, nas áreas altas do Oeste ao Planalto, com formação de geada isolada. O frio perde força no fim de semana e as temperaturas mais baixas ocorrem principalmente no Meio Oeste e Planalto Sul, onde as mínimas na madrugada devem variar entre 3°C e 5°C.

Quinta e sexta-feira com mar agitado no Litoral de SC !

Nesta quinta-feira e boa parte de sexta-feira (28 e 29/07) o mar permanece agitado, com picos máximos na altura de onda entre 2,5 m e 3,5 m, mais alta em áreas afastadas da costa, mantendo a condições de ressaca nesta quinta-feira, com risco para navegação de pequenas e médias embarcações.

O ciclone extratropical no mar, em frente ao Uruguai, perde força e se afasta para leste, diminuindo a intensidade do vento.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Mar agitado: risco para navegação de pequenas e médias embarcações.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas (Consulte a Epagri em seu município).

Onda de Frio: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

ATENÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Sol, mar agitado e temperaturas baixas na madrugada em Santa Catarina !

Quinta-feira (28/07) – ATENÇÃO PARA MAR AGITADO

Tempo: seco, com nevoeiros na madrugada e presença de sol em todas as regiões de SC.

Temperatura: em pequena elevação, principalmente no Oeste e Litoral Norte.

Vento: sudeste, com variações de nordeste no Oeste e Meio Oeste, fraco a moderado.

Sistema: Massa de ar polar no Uruguai e Sul do Brasil.

Sexta-feira (29/07) – ATENÇÃO PARA MAR AGITADO – GEADA

Tempo: Firme, com nevoeiros ao amanhecer e presença de sol entre algumas nuvens no decorrer do dia em SC.

Temperatura: baixa, com formação de geada isolada especialmente no Planalto Sul. No decorrer do dia temperatura em gradativa elevação.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

Sistema: Massa de ar polar deslocando-se para leste do Uruguai e do Sul do Brasil.

Sábado e Domingo (30 e 31/07)

Tempo: Variação de nuvens em SC, com mais aberturas no Oeste e Meio Oeste e mais encoberto no Planalto e Litoral. No sábado chuvisco no início e fim do dia, na Grande Florianópolis e Litoral Norte.

Temperatura: em gradativa elevação.

Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas no litoral.

Segunda-feira (01/08)

Tempo: sol com muitas nuvens em todas as regiões, com chuva no final do dia do planalto ao Litoral devido à passagem de uma frente fria pelo litoral do RS e de SC.

Temperatura: em gradativa elevação.

Vento: noroeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas a partir da tarde.

TENDÊNCIA de 02 a 11 de agosto de 2016

Nos dias 02 e 03/08 a instabilidade deixada pela passagem da frente fria mantém mais nuvens, com chuva por alguns momentos, em todas as regiões de SC. Entre 06 e 08/08 outra frente fria passa pelo Sul do Brasil causando chuva em todas as regiões de SC. Após o deslocamento dessas frentes frias, a temperatura declina com o avanço de massas de ar frio.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta