ATENÇÃO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 28.08.2016

ATENÇÃO 29/08/2016 – 06h55min: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva, descargas elétricas (raios) e rajadas de vento de 50 a 60km/h no Oeste de SC. (Epagri/Ciram)

AVISO 29/08/2016 – 05h10min: Na próxima hora, pancadas de chuva moderada a forte com risco de temporal entre Guaraciaba e Anchieta (Extremo Oeste de SC). (EPAGRI/CIRAM)

OBSERVAÇÃO 29/08/2016 – 04h49min: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Oeste de SC. (EPAGRI/CIRAM)

ATENÇÃO METEOROLÓGICA 28/08/2016 – EPAGRI/CIRAM

Risco de temporal com fortes rajadas de vento (acima de 60 km/h) e granizo isolado, neste domingo e na segunda-feira em SC ! – Acompanhe boletins

Domingo (28/08): no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul, entre a tarde e noite.

Segunda-feira (29/08): do Oeste ao Planalto Sul, a qualquer hora do dia. Nas demais regiões (especialmente no Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí), a partir da tarde.

————————————————————————————-

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL – EPAGRI-CIRAM

Domingo (28/08) – ATENÇÃO PARA TEMPORAIS ISOLADOS – RAJADAS FORTES DE VENTO – GRANIZO

Tempo: Sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva isolada a partir da tarde, do Oeste ao Sul do Estado. Risco de temporal isolado com rajadas fortes de vento e granizo, nessas regiões, especialmente nas áreas de divisa com o RS e Argentina (ver Aviso Meteorológico). Nas demais regiões do Estado, predomínio de sol.

Temperatura: elevada.

Vento: norte a noroeste, moderado, com rajadas mais intensas do Oeste ao Sul.

Sistema: sistema frontal desde o Paraguai e RS, avançando para o oeste e sul de SC; massa de ar seco influenciando norte de SC.

————————————————————————————-

Segunda-feira (29/08) – ATENÇÃO PARA TEMPORAIS ISOLADOS – RAJADAS FORTES DE VENTO – GRANIZO

Tempo: Céu encoberto com chuva do Oeste ao Litoral Sul. No decorrer do dia, especialmente à tarde e noite, a chuva atinge as demais regiões. Risco de temporal isolado com rajadas fortes de vento e granizo, especialmente do Oeste ao Planalto e Alto Vale (ver Aviso Meteorológico).

Temperatura: mais elevada no norte do Estado.

Vento: noroeste, moderado com rajadas.

Sistema: sistema frontal em SC; ciclone entre baixos e médios níveis da atmosfera avançando para o oeste do RS e de SC.

————————————————————————————-

Terça-feira (30/08) – OBSERVAÇÃO PARA TEMPORAIS ISOLADOS – RAJADAS FORTES DE VENTO – GRANIZO

Tempo: Céu encoberto com chuva e trovoada, em todas as regiões. Risco de temporal isolado com rajadas fortes de vento e granizo. Acompanhar boletins!

Temperatura: em declínio no oeste, com o avanço de uma massa de ar frio.

Vento: norte a noroeste, moderado com intensas rajadas.

Quarta-feira (31/08)

Tempo: Céu encoberto com chuva na madrugada. No decorrer do dia, o tempo melhora em todas as regiões.

Temperatura: em declínio em todo o Estado, com a entrada da massa de ar frio no Estado.

Vento: noroeste passando a sul, moderado com rajadas.

Quinta-feira (01/09)

Tempo: sol com algumas nuvens em todas as regiões.

Temperatura: em elevação no oeste.

Vento: sul passando a nordeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 02 a 11 de setembro de 2016

Na maior parte do período, predomínio de dias de sol em SC, com temperatura mais baixa no período noturno. Condição de chuva em torno do dia 06/09, especialmente no norte e leste do Estado, e no dia 10/09, com a passagem de outra frente fria.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção
Secretaria de Estado da Defesa Civil