ATENÇÃO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 28.10.2015

 

ATENÇÃO METEOROLÓGICA – Epagri/Ciram 

Entre a noite de sexta-feira (30/10) e o sábado (31/10), uma nova frente fria avança por SC, provocando pancadas de chuva e há risco de temporais isolados com descargas elétricas (raios) e granizo. O acumulado previsto para esses dias varia de 20 a 40 mm, podendo ocorrer pontuais maiores isoladamente.

Acompanhe atualizações de boletins, a primavera é uma estação com mudanças bruscas no tempo!

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo: Permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

 

ATUALIZAÇÃO DA SITUAÇÃO HIDROLÓGICA NAS BACIAS HIDROGRÁFICAS COM RISCO DE INUNDAÇÃO EM SC – 29/10/2015.

As chuvas intensas das últimas semanas elevaram os níveis dos rios, provocando inundações nas bacias dos Rios Itajaí, Iguaçu – Planalto Norte, Canoas – Planalto Sul e Itapocu – Litoral Norte. Em todas as estações os rios estão baixando lentamente, exceto o Rio Canoinhas em Três Barras que sobe lentamente. Contudo, segundo a Epagri/Ciram, há persistência na condição de instabilidade, porém, com acumulados diários menores para boa parte da desta semana (veja no Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil). 

Mantem-se a SITUAÇÃO DE ALERTA para inundações nestas bacias, devido ao solo estar saturado, os níveis dos rios elevados e a previsão de pancadas de chuva com valores maiores na sexta (30) e no sábado (31/10), ver ATENÇÃO METEOROLÓGICA.

Vale do Itajaí

Rio do Sul: Leitura – 28/10 – 09hs – 6,87m – baixando – emergência. (cota máxima atingida: 10,71m as 05h de 22/10)

Laurentino: Leitura – 28/10 – 10hs – 8,02m – baixando – emergência. (cota máxima atingida: 11,18m as 13h de 23/10)

Planalto Norte

Três Barras (Rio Canoinhas): Leitura de 28/10 – 09h – 7,02m – subindo muito lentamente – emergência. (cota máxima atingida: 7,12m as 04h de 20/10)

Planalto Sul

 Otacílio Costa (Rio Canoas): Leitura de 28/10 – 09h – 9,01m – estabilizado – emergência (cota máxima atingida: 9,22m as 16h de 25/10)

 

ATENÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri-Ciram

Quarta-feira (28/10): Muitas nuvens e chuva fraca a moderada no Litoral, se estendendo ao Vale do Itajaí e Planalto, devido aos ventos úmidos do mar. No Oeste, Meio Oeste e Sul do Estado o sol aparece entre muitas nuvens no decorrer do dia. Temperatura mais elevada no Oeste e Meio Oeste e amena nas demais regiões.

OBSERVAÇÃO: Acumulado de chuva previsto de 10 a 20 mm em média.

Sistema meteorológico: Jato em altos níveis influenciando o Estado, além da circulação marítima na faixa leste.

 

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Quinta-feira (29/10): Muitas nuvens, aberturas de sol e chuva fraca a moderada na Grande Florianópolis e Litoral Norte, se estendendo ao Vale do Itajaí e Planalto Norte, devido aos ventos úmidos do mar. Nas demais regiões, sol entre muitas nuvens. Temperatura em elevação, mais alta no Oeste.

OBSERVAÇÃO: Acumulado de chuva previsto de 10 a 20 mm em média.

Sistema meteorológico: Circulação marítima na faixa leste.

 

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Sexta-feira (30/10): O sol aparece no decorrer do dia em boa parte do Estado, com condições de chuva fraca na madrugada no Planalto Norte e Litoral Norte. A partir da noite voltam a ocorrer pancadas de chuva do Oeste ao Litoral Sul de SC, devido a aproximação de uma nova frente fria. Temperatura mais elevada. ATENÇÃO: Risco de temporal isolado com descargas elétricas (raios) e granizo, especialmente no Oeste e Sul do Estado.

Sábado (31/10): A frente fria avança rapidamente por SC, provocando chuva em todas as regiões. No decorrer do dia, o tempo melhora com aberturas de sol a partir do Oeste e Sul do Estado com o avanço de uma massa de ar mais seco e frio. ATENÇÃO: para a madrugada e manhã, risco de temporal isolado com descargas elétricas (raios) e granizo.

Domingo (01/11): Tempo firme com sol entre algumas nuvens em todas as regiões. Entre a tarde e noite há chance de pancadas isoladas de chuva no Oeste e Meio Oeste, por influência de um sistema de baixa pressão no Paraguai. OBERVAÇÃO: Risco de descargas elétricas (raios).

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil