ATENÇÃO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 29.08.2016

ATENÇÃO METEOROLÓGICA 29/08/2016 – EPAGRI/CIRAM

Risco de temporal em SC nesta segunda e terça-feira (29 e 30/08), com fortes rajadas de vento (acima de 60 km/h) e granizo isolado:

Segunda-feira (29/08), no Oeste e Meio Oeste.

Terça-feira (30/08), em todo o Estado, especialmente do Oeste ao Planalto e Alto Vale do Itajaí).

————————————————————————————-

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL – EPAGRI-CIRAM

Segunda-feira (29/08) – ATENÇÃO PARA TEMPORAIS ISOLADOS – RAJADAS FORTES DE VENTO – GRANIZO

Tempo: Muitas nuvens em todo o Estado, com chuva e trovoada especialmente no Oeste e Meio-Oeste. Risco de temporal isolado nessas regiões, com rajadas fortes de vento e granizo (ver Atenção Meteorológica).

Temperatura: em declínio, devido à cobertura de nuvens.

Vento: nordeste a noroeste, moderado com rajadas.

Sistema: sistema frontal com ciclone em superfície ao sul do Paraguai, influenciando o tempo especialmente no oeste de SC.

————————————————————————————-

Terça-feira (30/08) – OBSERVAÇÃO PARA TEMPORAIS ISOLADOS – RAJADAS FORTES DE VENTO – GRANIZO – Acompanhe boletins!

Tempo: Céu encoberto com chuva e trovoada em todas as regiões. Risco de temporal isolado com rajadas fortes de vento e granizo.

Temperatura: declina um pouco mais.

Vento: norte a noroeste, moderado com intensas rajadas.

Sistema: ciclone entre baixos e médios níveis da atmosfera deslocando-se entre o RS e SC, em direção ao mar.

Quarta-feira (31/08)

Tempo: Céu encoberto com chuva na madrugada e manhã. No decorrer do dia, o tempo melhora em todas as regiões, a partir do Oeste e Meio-Oeste, onde o sol aparece mais.

Temperatura: em declínio do Oeste ao Planalto, com a entrada de uma massa de ar frio (intensidade fraca a moderada). Mais elevada no Litoral.

Vento: noroeste passando a sul, moderado com rajadas.

————————————————————————————-

Quinta e sexta-feira (01 e 02/09)

Tempo: sol com algumas nuvens em todas as regiões.

Temperatura: em declínio no Litoral, com a atuação da massa de ar frio (intensidade fraca a moderada). Mais elevada no Oeste.

Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 03 a 12 de setembro de 2016

Os dias de chuva começam a se tornar mais frequentes em SC, nesta primeira quinzena de setembro. A condição de chuva é esperada entre os dias 03 e 06/09, e em torno do dia 10/09, especialmente para as regiões norte e leste do Estado.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção
Secretaria de Estado da Defesa Civil