ATENÇÃO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 30.08.2016

ATENÇÃO METEOROLÓGICA 30/08/2016 – EPAGRI/CIRAM

Risco de temporal isolado em SC

Tarde e noite de terça-feira (30/08) com risco de temporal isolado em SC, acompanhado de descargas elétricas (raios), chuva mais intensa e rajadas de vento, devido ao deslocamento de um VCAN (Vórtice Ciclônico em Altos Níveis) no Sul do Brasil.

————————————————————————————-

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI-CIRAM

Terça-feira (30/08) – ATENÇÃO PARA TEMPORAIS ISOLADOS – RAJADAS FORTES DE VENTO

Tempo: predomínio de nuvens no Estado, com chuva fraca especialmente no Litoral e áreas próximas. Tarde e noite com risco de temporais isolados, acompanhados de descargas elétricas (raios), chuva mais intensa e rajadas de vento.

Temperatura: amena.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: VCAN (Vórtice Ciclônico em Altos Níveis) e sistema frontal influenciando SC.

Quarta-feira (31/08)

Tempo: ainda ocorre chuva da serra ao litoral, especialmente na madrugada e primeiras horas da manhã. No decorrer do dia, as nuvens diminuem e o sol aparece  em todas as regiões.

Temperatura: em declínio do Oeste ao Planalto, com a entrada de uma massa de ar frio (intensidade fraca a moderada). Mais elevada no Litoral.

Vento: noroeste passando a sudoeste, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: VCAN(Vórtice Ciclônico em Altos Níveis) e sistema frontal se afastam de SC.

————————————————————————————-

Quinta e sexta-feira (01 e 02/09)

Tempo: sol com algumas nuvens em todas as regiões e nevoeiros isolados ao amanhecer.

Temperatura: mais baixa na madrugada e em elevação durante o dia.

Vento: sudoeste a sudeste, passando a nordeste na sexta, fraco a moderado.

Sábado (03/09)

Tempo: sol com aumento de nuvens e condição de pancadas de chuva com trovoadas entre a tarde e noite.

Temperatura: em elevação durante o dia.

Vento: noroeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

TENDÊNCIA de 04 a 14 de setembro de 2016

Os dias de chuva começam a se tornar mais frequentes em SC, nesta primeira quinzena de setembro, alternando com 1 a 3 dias sem chuva. A temperatura se eleva entre os dias 04 e 05, declinando nos dias seguintes.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta