ATENÇÃO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 30.10.2015

 

ATENÇÃO METEOROLÓGICA – Epagri/Ciram  

Neste sábado (01/11)uma nova frente fria avança por SC, provocando pancadas de chuva e temporais isolados começando pela manhã nas áreas próximas ao RS, estendendo-se às demais regiões catarinenses durante a tarde e noite, com risco de granizo principalmente do Oeste ao Planalto. O acumulado de chuva previsto varia de 15 a 30 mm. 

Para a próxima segunda-feira (02/11), um sistema de baixa pressão, próximo ao litoral do PR e de SC, provoca chuva intensa e persistente no Litoral e Vale do Itajaí, com pontuais de 40 e 50 mm. No Oeste entre a tarde e noite, há risco de pancadas de chuva, com temporais isolados e descargas elétricas (raios). 

Acompanhe atualizações de boletins, a primavera é uma estação com mudanças bruscas no tempo!

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo: Permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

 

ATUALIZAÇÃO DA SITUAÇÃO HIDROLÓGICA NAS BACIAS HIDROGRÁFICAS COM RISCO DE INUNDAÇÃO EM SC – 30/10/2015.

As chuvas intensas das últimas semanas elevaram os níveis dos rios, provocando inundações nas bacias dos Rios Itajaí, Iguaçu – Planalto Norte, Canoas – Planalto Sul e Itapocu – Litoral Norte. Em todas as estações os rios estão baixando lentamente, exceto o Rio Canoinhas em Três Barras que sobe lentamente. Segundo a Epagri/Ciram, há persistência na condição de instabilidade, porém, com acumulados diários menores para boa parte da desta semana (veja no Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil). Por isso, mantem-se a SITUAÇÃO DE ALERTA para inundações nestas bacias, devido ao solo estar saturado, os níveis dos rios elevados e a previsão de pancadas de chuva com valores maiores na sexta (30) e no sábado (31/10).

Vale do Itajaí

Rio do Sul: Leitura – 30/10 – 07hs – 6,10m – baixando – alerta. (cota máxima atingida: 10,71m as 05h de 22/10)

Laurentino: Leitura – 30/10 – 07hs – 6,45m – baixando – alerta. (cota máxima atingida: 11,18m as 13h de 23/10)

Planalto Norte

Três Barras (Rio Canoinhas): Leitura de 30/10 – 06h – 7,01m – baixando lentamente- emergência. (cota máxima atingida: 7,12m as 04h de 20/10)

Planalto Sul

Otacílio Costa (Rio Canoas): Leitura de 30/10 – 12h – 8,60m – baixando lentamente – emergência (cota máxima atingida: 9,22m as 16h de 25/10).

 

 ATENÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri-Ciram

Sexta-feira (29/10): 
Tempo: Sol entre algumas nuvens na maior parte do Estado. No Litoral Norte e Vale do Itajaí, maior variação de nuvens e chuva fraca no decorrer do dia. Nas regiões de divisa com o RS, aumento de nuvens a partir da tarde.
Temperatura: elevada, chegando a 29ºC no Litoral Sul e Oeste. 
Vento: de nordeste, moderado com rajadas mais fortes no Litoral.
Sistema: Sistema de alta pressão influenciando o leste. Frente fria se aproximando pela divisa com o RS.

30.10.2015 Salvar 12h40m

 

Sábado (31/10): 
Tempo: Uma frente fria causa chuva já pela madrugada nas regiões de divisa com o RS (Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul), se afastando destas regiões à noite. Nas demais regiões a chuva chega a partir da tarde e se estende para a noite. ATENÇÃO: Risco de granizo isolado e descargas elétricas (raios) devido às pancadas de chuva. 
Temperatura: amena em todas as regiões devido à nebulosidade. 
Vento: de nordeste, fraco a moderado com rajadas, virando a sudeste.
Sistema: Frente fria.

 

Domingo (01/11):
Tempo: No Litoral e vale do Itajaí, céu encoberto e chuva fraca a moderada devido aos ventos úmidos do mar. Sol e pancadas isoladas de chuva entre a tarde e noite nas demais regiões do Estado. OBSERVAÇÃO: Risco de descargas elétricas (raios).
Temperatura: Sem grande variação no Litoral e Vale do Itajaí devido à chuva. Nas demais regiões, maior elevação.
Vento: Variando de sudeste e leste com rajadas no Litoral.

 

Segunda-feira (02/11): 
Tempo: No Litoral e vale do Itajaí, persiste a condição de chuva que pode ser forte e volumosa, devido aos ventos úmidos do mar. Sol e pancadas isoladas de chuva entre a tarde e noite no Oeste, com risco de descargas elétricas (raios).
Temperatura: Sem grande variação no Litoral e Vale do Itajaí devido à chuva. Nas demais regiões, maior elevação.
Vento: Persiste de sudeste e leste com rajadas que podem ser fortes no Litoral.

 

Terça-feira (03/11): 
Tempo: Pancadas de chuva entre a tarde e noite no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Planalto Norte, com risco de descargas elétricas (raios). Nas demais regiões, variação de nuvens.
Temperatura: amena em todas as regiões. Maior elevação no Oeste.
Vento: sudeste a leste, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 04 a 13 de novembro de 2015

Os primeiros dias deste período, de 04 a 06 de novembro devem ser de chuva na forma de pancadas em todas as regiões de SC. A partir do dia 07/11 tendência de melhora no tempo. O tempo fica seco no Estado até o dia 12, quando volta a chover em todas as regiões.

Acompanhe atualizações de boletins, a primavera é uma estação com mudanças bruscas no tempo!

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil