ATENÇÃO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 31.10.2015

OBSERVAÇÃO 31/10/2015 – 15h50m: Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva moderada, isoladamente forte com descargas elétricas (raios) no Planalto Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. (Epagri/Ciram)

ATENÇÃO METEOROLÓGICA – 31/10/2015 (Epagri/Ciram)

Fim de semana com chuva em SC, mais volumosa no Norte do Estado.

Sábado (31/10) com condições de chuva em SC, fraca a moderada, podendo ser ocasionalmente forte com raios e temporais isolados, especialmente nas áreas mais próximas ao Paraná. O acumulado de chuva previsto varia de 10 a 20 mm em média, com pontuais de 40 mm no Meio Oeste e Planalto Norte. A chuva está associada a áreas de baixa pressão e o avanço de uma frente fria.

No domingo e segunda-feira (01 e 02/11) a chuva fica mais concentrada do Planalto ao Litoral, com acumulado médio diário de 5 a 15 mm. No Baixo e Médio Vale do Itajaí, e no Litoral Norte, a chuva deve ser mais persistente e volumosa com pontuais diários de 30 a 50 mm, devido à circulação marítima, associada a um sistema de baixa pressão no oceano.

A semana (03 a 06/11) segue com chuva frequente no Estado, alternando com períodos de melhoria.

Acompanhe atualizações de boletins, a primavera é uma estação com mudanças bruscas no tempo!

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios) e vento: Permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

ATUALIZAÇÃO DA SITUAÇÃO HIDROLÓGICA NAS BACIAS HIDROGRÁFICAS COM RISCO DE INUNDAÇÃO EM SC – 31/10/2015.

As chuvas intensas das últimas semanas elevaram os níveis dos rios, provocando inundações nas bacias dos Rios Itajaí, Iguaçu – Planalto Norte, Canoas – Planalto Sul e Itapocu – Litoral Norte. Em todas as estações monitoradas, os rios estão baixando gradualmente, e alguns devido ao relevo, de forma mais lenta. Segundo a Epagri/Ciram, há persistência na condição de instabilidade entre este sábado (31) e a segunda-feira (02/11), com acumulados mais elevados no Meio-Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte. Por isso, mantem-se a SITUAÇÃO DE ALERTA para inundações nestas bacias, devido ao solo estar saturado, os níveis dos rios elevados.

Vale do Itajaí

Rio do Sul: Leitura – 30/10 – 17hs – 5,82m – baixando – alerta. (cota máxima atingida: 10,71m as 05h de 23/10). Obs: não houve leitura em 31/10 até às 10h.

Laurentino: Leitura – 31/10 – 06hs – 5,70m – baixando – alerta. (cota máxima atingida: 11,18m as 13h de 23/10)

Planalto Norte

Três Barras (Rio Canoinhas): Leitura de 31/10 – 06h – 6,90m – baixando lentamente- emergência. (cota máxima atingida: 7,12m as 04h de 20/10)

Planalto Sul

Otacílio Costa (Rio Canoas): Leitura de 31/10 – 07h – 8,47m – baixando lentamente – emergência (cota máxima atingida: 9,22m as 16h de 25/10).

ATENÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri-Ciram

Sábado (31/10):

Tempo: Céu nublado a encoberto com condições de chuva no decorrer do dia, em todo o Estado. A intensidade da chuva varia de fraca a moderada, podendo ser ocasionalmente forte com raios e temporais isolados, especialmente nas áreas mais próximas ao Paraná.

Temperatura: mais elevada com sensação de ar abafado pela manhã, diminuindo a partir da tarde com a virada do vento para sudeste.

Vento: nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: avanço de uma frente fria e áreas de baixa pressão influenciando SC.

31.10.2015 Realcada

Domingo (01/11):

Tempo: Predomínio de nuvens em SC, com chuva mais concentrada do Planalto ao Litoral.  No Baixo e Médio Vale do Itajaí, e no Litoral Norte, a chuva deve ser mais persistente e volumosa. No Oeste e Meio Oeste há chance de aberturas de sol com pancadas isoladas de chuva e raios entre a tarde e noite.

Temperatura: amena do Meio Oeste ao Litoral, subindo mais no Oeste.

Vento: Sudeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Sistema: circulação marítima, associada a um sistema de baixa pressão no oceano.

Segunda-feira (02/11):

Tempo: No Litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte, persiste a condição de chuva, podendo ser mais persistente e volumosa no Litoral Norte. Nas demais regiões, sol entre muitas nuvens e pancadas isoladas de chuva com raios entre a tarde e noite no Oeste.

Temperatura: Segue amena no Litoral e Vale do Itajaí devido à chuva. Nas demais regiões, maior elevação.

Vento: Sudeste a leste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Terça-feira (03/11):

Tempo: Sol com pancadas de chuva e raios entre a tarde e noite no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Nas demais regiões, variação de nuvens e chuva fraca em alguns momentos.

Temperatura: em elevação.

Vento: sudeste a leste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Quarta-feira (04/11):

Tempo: Pancadas de chuva e raios no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Nas demais regiões, variação de nuvens e chuva fraca em alguns momentos.

Temperatura: em elevação.

Vento: sudeste a leste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 05 a 15 de novembro de 2015

Os primeiros dias deste período (05 a 09/11) devem ser de chuva frequente em SC, em forma de pancadas em todas as regiões, por influência de áreas de baixa pressão e avanço de uma nova frente fria. A partir do dia 10/11 tendência de melhora no tempo sem previsão de chuva.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção
Secretaria de Estado da Defesa Civil