ATENÇÃO MARITIMA E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 23.11.2017 – CARJR

nowcasting

SEM AVISO

_______________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM
_________________________________________________________________

ATENÇÃO MARÍTIMA – EPAGRI/CIRAM

Risco de ressaca e alagamento no Litoral de Santa Catarina

Início: 22/11/2017 às 10:45h

Fim: 23/11/2017 às 23:00h

Nesta quarta-feira (22/11), o vento Sul intenso e persistente, com rajadas da ordem de 50 a 60 km/h provoca agitação marítima com ondas de 2,5 a 3,0 m e condição de ressaca no Litoral de SC. Associado a essa condição pode ocorrer o empilhamento das águas, podendo causar alagamentos costeiros nas áreas mais baixas da costa catarinense, até esta quinta-feira (23/11).

Recomenda-se especial atenção para os horários de picos mais altos de maré astronômica, quando o nível do mar ficará mais elevado, de acordo com a tabela abaixo.

21.11.2017 Pico Maré

_______________________________________________________________

Recomendações da Defesa Civil SC:

Alagamentos costeiros: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Mar agitado: há risco para navegação e atividades de pesca.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL – EPAGRI/CIRAM

Mar agitado com risco de ressaca e alagamentos costeiros no Litoral de Santa Catarina

Quinta-feira e sexta-feira (23 e 24/11)

Tempo: predomínio de sol em todas as regiões.

Temperatura: em elevação, mais alta na sexta-feira.

Vento: Sudeste passando a Nordeste, fraco a moderado.

Mar: agitado com ondas de 2,5 a 3,0 m e condição de ressaca no Litoral de SC nesta quinta-feira (23/11). Associado a essa condição pode ocorrer o empilhamento das águas, podendo causar alagamentos costeiros nas áreas mais baixas da costa catarinense

Sistema: alta pressão (massa de ar seco e frio) no Sul do Brasil, na quinta, e passagem rápida de frente fria no Litoral Sul do Brasil na sexta-feira.

Sábado (25/11)

Tempo: sol com mais nuvens a partir da tarde em todas as regiões, devido à atuação de um cavado (sistema de baixa pressão) em SC. Condição de chuva fraca a partir da noite, do Oeste ao Sul.

Temperatura: elevada.

Vento: nordeste, fraco a moderado.

Domingo (26/11) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: do Oeste ao Sul, o dia começa com pancadas de chuva e descargas elétricas (raios), devido à presença do cavado (sistema de baixa pressão) em SC, melhorando no decorrer do dia. Nas demais regiões, sol com pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) à tarde e noite.

Temperatura: mais elevada no Norte de SC.

Vento: Nordeste e Norte, fraco a moderado com rajadas.

Segunda-feira (27/11) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: sol em todas as regiões, com pancadas de chuva à tarde e noite, no Oeste, Meio-Oeste e norte de SC, devido à passagem rápida de uma frente fria no litoral de SC.

Temperatura: em declínio no fim do dia.

Vento: Noroeste passando a Sul, fraco a moderado com rajadas.

TENDÊNCIA de 28 de novembro a 07 de dezembro de 2017

Tempo seco em SC, com presença de sol na maior parte do período, e alguns dias de chuva fraca no Litoral, devido à circulação marítima. No final do período, volta a ocorrer chuva mais significativa em todas as regiões do Estado.

Laura Rodrigues – Meteorologista (Epagri/Ciram)

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta