Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 14.02.2016

 

aviso

Neste domingo (14/02) o avanço de uma frente fria pelo litoral do RS e de SC, intensifica áreas de instabilidade causando chuva de intensidade moderada com temporais isolados em boa parte das regiões catarinenses, especialmente no Oeste, Meio Oeste, Litoral Sul e Grande Florianópolis, sobre tudo na tarde e noite.

Há risco de rajadas de vento acima de 60 km/h e queda de granizo em pontos isolados. O acumulado de chuva está previsto entre 20 e 30 mm em média no Estado, com pontuais que podem variar de 40 a 60 mm. 

Na segunda-feira, a chuva persiste no Planalto Norte e Litoral Norte do Estado, com  intensidade moderada a forte por alguns momentos especialmente na madrugada e início da manhã e entre a tarde e noite.

Recomendações da Defesa Civil SC: 

Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro é o melhor local durante uma tempestade! 

Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – (EPAGRI/CIRAM)

Domingo (14/02) – AVISO:

Tempo: Presença de sol com mais nuvens e pancadas de chuva entre a tarde e noite, em todas as regiões de SC. Por momentos a chuva será de intensidade moderada com temporais localizados.

Temperatura: elevada com sensação de ar abafado.

Vento: nordeste e noroeste, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: intensificação de áreas de instabilidade e avanço de uma frente fria pelo litoral do RS e sul de SC.

Segunda-feira (15/02) – ATENÇÃO:

Tempo: Variação de nuvens, com chuva no início e fim do dia, na maior parte de SC. No Planalto Norte e Litoral Norte céu encoberto, com chuva por alguns momentos e mais intensa no início e fim do dia.

Temperatura: amena em relação aos dias anteriores.

Vento: noroeste, passando a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: áreas de baixa pressão no Litoral Norte e passagem de uma frente fria pelo litoral de SC.

Terça e quarta-feira (16 e 17/02) :

Tempo: Muitas nuvens alternando com aberturas de sol, em SC. Chuva no início do dia principalmente da Grande Florianópolis ao norte do estado e na quarta-feira, com pancadas isoladas entre a tarde e noite desses dias.

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste, com variações de sudeste na terça-feira, fraco a moderado com rajadas.

Quinta-feira (18/02):

Tempo: Sol e calor em SC, com pancadas isoladas durante a tarde na maior parte do estado, especialmente no Oeste, Meio Oeste e Litoral Norte.

Temperatura: alta.

Vento: nordeste e norte, fraco a moderado com rajadas.

TENDÊNCIA de 19 a 29 de fevereiro de 2016

Nesse período o sol predomina com mais frequência em SC, elevando as temperaturas e favorecendo a formação de nuvens mais carregadas com pancadas de chuva rápida e ocasional. Chuva um pouco mais significativa ocorre nos dias 21, entre 24 e 25 e no dia 27, devido a frentes frias que passam pelo litoral do RS e de SC.

 AVISOS ANTERIORES

OBSERVAÇÃO 14/02/2016 – 10h46min – Pancadas isoladas de chuva com descarga elétrica no Oeste de SC, próximo ao RS, nas próximas 3 horas. (Epagri/Ciram).

OBSERVAÇÃO: 14/02/2016 – 11h47min – Chuva com descarga elétrica no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul de SC, nas próximas 3 horas. (Epagri/Ciram).
AVISO: 14/02/2016 – 12h53min – Chuva moderada a forte com descarga elétrica e possibilidade de rajadas de vento fortes no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul de SC, nas próximas 2 horas. (Epagri/Ciram).
AVISO: 14/02/2016 – 14h08min – A chuva moderada a forte com descarga elétrica se estende ao Planalto Norte e Litoral Sul nas próximas 2 horas. (Epagri/Ciram).
AVISO: 14/02/2016 – 15h36min – Chuva moderada a forte com descarga elétrica e risco de rajadas de vento fortes no Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, nas próximas 3 horas. (Epagri/Ciram).
AVISO: 14/02/2016 – 17h56min – Chuva moderada a forte com descarga elétrica no Litoral Norte e Grande Florianópolis, nas próximas 2 horas. (Epagri/Ciram).

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

k