AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 09.01.2016

OBSERVAÇÃO 10/01/2016 – 00h30m: Na próxima hora, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) na região de Joinville e no Extremo Oeste Catarinense. (Epagri/Ciram)

ATENÇÃO 09/01/2016 – 21h05m: Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) , no Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, especialmente nas áreas mais próximas à divisa com o Rio Grande do Sul, e no Planalto Norte e Litoral Norte, em áreas mais próximas à divisa com o Paraná. Chuva mais intensa com risco de temporal no Oeste e Meio-Oeste. (EPAGRI/CIRAM)

AVISO METEOROLÓGICO – (EPAGRI/CIRAM)

Chuva persistente com acumulados elevados em Santa Catarina, especialmente no Centro-Norte  (Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí) entre Domingo e Segunda-feira !

Risco de Deslizamentos de terra, Inundações e Alagamentos !

Entre a madrugada de domingo (10/01) e a segunda-feira (11/01), a chuva será persistente na maioria das regiões, especialmente no centro-norte de Santa Catarina (Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí).

Os volumes nesses dois dias variam em 60 a 80 mm em média e, podem até mesmo superar volumes de chuva de 100 mm nas áreas mais ao Norte do Estado.

Caso as previsões se confirmem, há risco de deslizamentos de terra, inundações e alagamentos !

Recomendações da Defesa Civil SC:

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Inundações/Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – (EPAGRI/CIRAM)

Domingo com chuva mais significativa no centro-norte de SC !

Sábado (09/01) – OBSERVAÇÃO

Tempo: Pela manhã céu parcialmente nublado a encoberto em todas as regiões com algumas aberturas de sol no Litoral. Entre a tarde e noite ocorrem pancadas de chuva no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte.

Temperatura: Elevada com sensação de ar abafada em todas as regiões.

Vento: Sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas associadas às trovoadas.

Sistema: À tarde áreas de instabilidade se intensificam sobre o PR e norte de SC.

Domingo (10/01) – AVISO

Tempo: Céu encoberto com chuva intermitente em boa parte do dia no Estado. Os maiores volumes ocorrem no centro-norte de SC, mais detalhes no AVISO METEOROLÓGICO.

Temperatura: Elevada com sensação de ar abafada em todas as regiões.

Vento: Leste a nordeste, moderado com rajadas a partir da tarde.

Sistema: Frente fria em deslocamento pelo litoral de SC e intensificação de um sistema de baixa pressão sobre o PR e norte de SC.

09.01.2015 WV2

Segunda-feira (11/01) – AVISO

Tempo: Encoberto com chuva, de intensidade moderada a forte por alguns momentos na madrugada e à noite em todas as regiões catarinenses.

Temperatura: Elevada com sensação de ar abafado, especialmente no Litoral e Vale do Itajaí.

Vento: Nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

Terça-feira (12/01)

Tempo: Chove no período noturno e início do dia. No decorrer do dia, muitas nuvens que alternam com aberturas de sol.

Temperatura: Amena pela manhã e em elevação no início da tarde.

Vento: Sul a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

Quarta-feira (13/01) – OBSERVAÇÃO

Tempo: muitas nuvens e pancadas de chuva com trovoadas em todas as regiões.

Temperatura: em elevação no início da tarde.

Vento: Sul a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

TENDÊNCIA de 14 a 23 de janeiro de 2016

Período com maior presença de sol, e chuva menos significativa concentrada no período da tarde, típica de verão. A chuva mais frequente se concentra no Meio Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte próximo ao PR. Entre os dias 19, 20 e 21 a passagem de uma frente fria provoca chuva melhor distribuída pelo estado. Temperatura alta na maior parte do período.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES

OBSERVAÇÃO: 09/01/2016 – 18h00min: Pancadas de chuva com descarga elétrica nas próximas 3 horas, no Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, especialmente próximo à divisa com o RS, e no Planalto Norte e Litoral Norte, divisa com o PR.  Fonte: Epagri/Ciram

OBSERVAÇÃO: 09/01/2016 – 15h55min – Chuva mais intensa, na próxima hora, nas áreas de Descanso, Xanxerê e Irani (Oeste) e São Joaquim (Planalto Sul) – Epagri/Ciram

ATENÇÃO 09/01/2016 – 14h40m: Na próxima hora, chuva mais intensa acompanha de rajadas de vento acima de 60 km/h nas proximidades de Ponte serrada e Irani (Oeste) e descargas elétricas nas proximidades de São Joaquim (Planalto Sul). (EPAGRI/CIRAM)

OBSERVAÇÃO 09/01/2016 – 14h35m: Nas próximas horas, pancadas de chuva acompanhadas de descargas elétricas (raios) nas regiões Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sule Litoral Sul de SC, especialmente nas áreas mais próximas ao RS. (EPAGRI/CIRAM)

OBSERVAÇÃO 09/01/2016 – 14h30m: Na próxima hora, pancadas de chuva acompanhadas de descargas elétricas (raios) isoladamente em áreas do Oeste e no Planalto Sul (proximidades de São Joaquim e costão da serra).