AVISO e Previsão volta para Defesa Civil SC – 01.10.2015

 

AVISO METEOROLÓGICO: Fonte: Epagri-Ciram

Sexta-feira (02/10): Risco de granizo, descargas elétricas (raios) e chuva moderada a forte por alguns momentos em todo o estado, porém com pontuais de 60 e 80mm especialmente no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e Vale do Itajaí. Rajadas de vento de 60 e 70km/h associadas às trovoadas da tarde.

 Recomendações da Defesa Civil SC: 

 Tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo: Permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos. 

 Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri-Ciram

Quinta-feira (01/10): Variação de nuvens em SC, com chuva fraca por alguns momentos no Litoral. Temperatura em elevação. Vento de nordeste, com variações de sudeste no Litoral Sul e de leste na Grande Florianópolis e Litoral Norte, fraco a moderado.

Sem aviso.

Sistema meteorológico: Jato de baixos níveis transportando umidade sore SC. Nebulosidade baixa e vento fraco no litoral de SC.

 

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Sexta-feira (02/10): Tempo instável, com mais nuvens e chuva começando pelo Oeste e Meio Oeste no início da manhã, estendendo-se pelas demais regiões no decorrer do dia.

AVISO: Descargas elétricas (raios) e risco de granizo, chuva moderada a forte por alguns momentos com pontuais de 60 e 80mm especialmente no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e Vale do Itajaí. Rajadas de vento de 60 e 70km/h associadas às trovoadas da tarde.

Sistema meteorológico: A instabilidade se intensifica em SC, com o avanço de uma frente fria pelo RS e SC.

 

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Sábado (03/10): Chuva em todas as regiões de SC, melhorando com aberturas de sol do Oeste ao Litoral Sul. No Planalto Norte e Litoral Norte o tempo permanece com mais nebulosidade e chuva fraca por alguns momentos, devido a áreas de baixa pressão no PR e norte de SC. Vento de noroeste a sul, moderado com rajadas.

Domingo (04/10): Predomínio de sol em todo o Estado, com a atuação de uma massa de ar mais seco e frio no Sul do Brasil. Temperatura em declínio acentuado no decorrer da tarde. Vento de sul a sudeste, fraco a moderado.

Segunda-feira (05/10): Predomínio de sol em SC.Temperatura baixa com mínimas próximas de 0°C no Planalto Sul e entre 6°C e 10°C na nas demais regiões. Vento de sudeste, passando a nordeste no oeste e Meio Oeste, fraco a moderado.

OBSERVAÇÃO: Sensação térmica de frio devido as temperaturas baixas e vento do quadrante sul.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil