AVISO e Previsão volta para Defesa Civil SC – 27.09.2015

AVISO – 28/09/2015 01h40m: Nas próximas 2 horas, chuva por alguns momentos no Litoral Norte, em áreas próximas à divisa com o Paraná. Rajadas de vento de 50 Km/h no Litoral Sul e Grande Florianópolis . Fonte: Epagri/Ciram 

AVISO – 27/09/2015 22h30m: Nas próximas 2 horas, chuva mais intensa com descargas elétricas no Litoral Norte, em áreas próximas à divisa com o Paraná. Fonte: Epagri/Ciram

9787SAN PPI ZH 20150927225653 RD

Imagem do radar de Lontras/SDC em fase de testes das 20hs do dia 27/09.

AVISO METEROROLÓGICO 27/09/2015 – 19h45min: As chuvas mais intensas deslocam-se para o Estado do Paraná. Em Santa Catarina, permanece com chuva na noite do dia 27/09 e madrugada do dia 28/09. Os totais mais elevados ocorrem no norte e leste do Estado, acumulando, em média, de 20-30 mm em 12 horas. Especialmente no Litoral Norte, o total de chuva pode chegar a 50-60 mm neste período. A partir de segunda-feira o sol volta a predominar em SC. Fonte Epagri/Ciram

ATUALIZAÇÃO ALERTA 27/09/2015 – 22h00m: Alerta para risco de inundações em Rio do Sul. O Rio Itajaí do Sul está em cota de emergência, estabilizou em 7,23m às 19hs e vem baixando gradativamente. Na leitura das 21 horas o rio havia baixado para 7,20m.

Sobre elevação da barragem de Ituporanga e informações do Radar foram decisivas para a operação das barragens e diminuição da cota de inundação no Alto Vale

A Secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina – SDC – vem a público esclarecer a estratégia de contenção de cheias utilizada para a Bacia do Vale do Rio Itajaí-Açu, especialmente no que se refere à operação das barragens de Ituporanga e Taió, monitoramento meteorológico de curtíssimo prazo (radar de Lontras) e monitoramento hidrológico.

No decorrer da semana os modelos e as previsões meteorológicas indicavam a possibilidade de eventos adversos, trazendo como consequência volumes significativos de chuvas para o Alto Vale e outras regiões do Estado. A partir da última quinta-feira (24), as previsões se confirmaram e no decorrer dos dias até este domingo (27), todos os trabalhos de emissões de avisos e alertas meteorológicos foram publicados, e as equipes da SDC permaneceram atentas e prestando todo o apoio aos municípios. Neste quesito temos sempre a valorosa contribuição da equipe da EPAGRI/CIRAM, 24 horas por dia.

Diante de um quadro preocupante em razão dos acumulados até o dia de ontem, sábado (26), durante a madrugada iniciaram-se as operações de comportas na barragem de Ituporanga, sendo inicialmente 2 delas (das 5 existentes) fechadas. Pela manhã, no entanto, ao se realizar o monitoramento das condições meteorológicas com a utilização do radar de Lontras, pode-se constatar que os volumes mais significativos de chuvas começaram a se concentrar no norte do Estado. Isto possibilitou que a decisão de se fechar completamente as comportas da barragem de Taió e uma terceira comporta de Ituporanga fosse tomada. As situações hidrológicas, tanto no município de Ituporanga como em Rio do Sul, exigiam uma rápida intervenção, e a celeridade só foi possível com o apoio das informações do radar meteorológico e da sobre elevação das barragens. No presente momento, dia 27/09 – 20:30h, o Alto Vale do Itajaí continua demandando especial atenção, pois as bacias hidrográficas do Vale Sul (Ituporanga), encontram-se saturadas e com estado de atenção ou emergência, porém a tendência é de melhora a partir de então.

As medidas de sobre elevação da barragem de Ituporanga permitiram que as manobras operacionais das comportas pudessem ser efetuadas com antecedência, e no final do dia, por volta das 17 horas, todas as 5 comportas foram fechadas. Na situação anterior, tendo o reservatório a altura de 29 metros e uma capacidade de acumular cerca de 97,5 milhões m³ de água, o nível apurado às 20:00 h (28,4 metros) estaria comprometendo 92% de sua capacidade. No entanto, com a sobre elevação em mais de 2 metros do vertedouro, o acúmulo de 28,4 metros de água representaram um comprometimento do reservatório de cerca de 82% de sua atual capacidade – 110 milhões m³.

O reflexo dessa medida (sobre elevação) proporcionou antecipar as operações de comportas com tranquilidade e evitar que as águas chegassem ao vertedouro (de acordo com cálculos efetuados), fazendo com que o nível do rio, em Rio do Sul, tivesse uma resposta de estabilização e diminuição de maneira mais rápida, tendo-se o nível de 7,23 metros como o máximo registrado até o momento.

Ainda que a entrega do radar meteorológico de Lontras não tenha sido completamente concluída, o que deve ocorrer somente em Novembro, mas estando em pleno funcionamento, abriremos uma exceção e colocaremos novamente o link no ar (até o final das operações). Assim que a última etapa for finalizada esse link deve ser efetivado nos sites da SDC e da Epagri/Ciram.

Solicitamos a todos que acompanhem as informações prestadas pela Secretaria de Estado da Defesa Civil acerca de todas as ações empreendidas em prol da proteção de nossa população.

As imagens do radar podem ser acessadas pelo link

Secretaria de Estado da Defesa Civil

Diretoria de Prevenção

Gerência de Monitoramento e Alerta

Atualização de ALERTA – 27/09/2015 14h:00m – Risco de deslizamentos na Região Oeste, Planalto Sul, Grande Florianópolis e interior do Litoral Norte. Diversos municípios acumuluraram volumes significativos de chuva e há previsão de continuidade da chuva para as próximas horas. Os volumes mais expressivos registrados nas últimas 36 horas ocorreram em: Alfredo Wagner (183mm), Chapadão do Lageado (171mm), Bocaina do Sul (162mm), Seara: (160mm), Petrolândia (156mm), Xaxim, Capinzal e Concórdia (149mm), Ponte Serrada (147mm),Lages (145mm), Garopaba (144mm), Ipumirim (142mm), Lindóia do Sul (141mm), Chapecó (137mm), Itá (137mm),  Campos Novos e Quilombo (131mm), Maravilha e Otacílio Costa (125mm), Florianópolis (124mm), Irani (121mm), Curitibanos (115mm), Tangará (132mm), São José do Cedro (117mm),  Xanxerê (116mm), Vargem (108mm), São Miguel do Oeste (104mm), Abdon Batista (96mm). Estações Pluviométricas: Epagri e Cemaden

 ATUALIZAÇÃO DE AVISO METEOROLÓGICO – 27/09/2015 07h00m: Domingo com totais elevados de chuva e temporais em Santa Catarina. Fonte: Epagri/Ciram

Tempo instável com céu encoberto e chuvoso em SC. A chuva será persistente de intensidade moderada a forte por alguns momentos, com média de 80 a 100 mm no Estado e pontuais de 120 mm, devido à intensificação de áreas de baixa pressão. Persiste o risco de temporais, ventania e granizo isolado. A partir de segunda-feira o sol volta a predominar em SC.

Recomendações da Defesa Civil SC: 

Tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo: Permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos. 

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri-Ciram 

Domingo (26/09): Céu encoberto com chuva em todas as regiões. Acumulado de chuva de 80 a 100 mm em média no Estado e pontuais de até 120 mm. 

AVISO: Risco de temporais, chuva forte, vento forte com granizo isolado. 

Sistema meteorológico: sistema de baixa pressão em SC e PR. 

 

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE: 

Segunda-feira (28/09): Chove isoladamente na madrugada e início da manhã no Litoral em áreas próximas, mas o sol volta a aparecer no decorrer do dia em todas as regiões. 

Sistema meteorológico: massa de ar seco em SC. 

 

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS: 

Na terça (29) e quarta-feira (30/09), sol entre algumas nuvens, devido a uma massa de seco em SC. 

Na quinta-feira (01/10), novas áreas de instabilidade provocam pancadas de chuva com raios em todas as regiões entre a tarde e noite.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

Avisos Anteriores:

AVISO 27/09/2015 – 20h10min: Nas próximas 2 horas, chuva mais intensa com descarga elétrica no Litoral Norte, em áreas próximas à divisa com o Paraná. Fonte: Epagri/Ciram

ALERTA 27/09/2015 – 14h40m: Alerta para risco de inundações em Rio do Sul. O Rio Itajaí do Sul está em cota de emergência, 7,10m na leitura das 14 horas, subindo 8 cm na última hora.

AVISO – 27/09/2015 17h:40 – Nas próximas 2 horas, chance de chuva moderada com descargas elétricas (raios) no Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte), principalmente entre Mafra e Barra Velha. Deslocamento para nordeste. Fonte: Epagri-Ciram.

AVISO – 27/09/2015 15h:55 – Nas próximas 2 horas, risco de chuva moderada no Meio Oeste, Alto Vale e Planalto Sul (entre Lebon Régis, Rio do Campo e Lages). Deslocamento para leste. Fonte: Epagri-Ciram

AVISO – 27/09/2015 15h:11 – Na próxima hora, chuva mais intensa entre Canoinhas, Mafra e áreas vizinhas. Fonte: Epagri-Ciram.

AVISO 27/09/2015 – 11h10m: Nas próximas 2 horas, pancadas isoladas de chuva com raios no Oeste, Planalto Sul, Vale do Itajaí e Litoral Norte de SC. Fonte: Epagri/Ciram

 

ALERTA – 26/09/2015 22:20 – Risco de inundação no município de Alfredo Wagner. O rio está a 1m da cota de transbordamento e a previsão é de continuidade de chuva persistente para as próximas horas. 

ALERTA – 26/09/2015 20:45 – Risco de inundação no município de Lages. Os rios Cará e Caveiras estão com os níveis elevados e a previsão é de continuidade de chuva persistente para as próximas horas.

AVISO 27/09/2015 – 08h51m: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com raios no Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Fonte: Epagri/Ciram