Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil 06.03.2015

AVISO METEOROLÓGICO 

No sábado (07), há condições de chuva mais persistente para o Litoral Norte, devido a um sistema de baixa pressão em formação no oceano. Previsão de pontuais de chuva de 40 a 50 mm.

No domingo (08), a condição de chuva mais persistente permanece no Litoral Norte e se estende no decorrer do dia para o restante do Litoral, devido ao sistema de baixa pressão no oceano. Média de chuva entre 20 e 30 mm e pontuais de 50 mm no Litoral Norte e Grande Florianópolis.

Na segunda (09) e na terça-feira (10/03), ocorre chuva mais intensa no Litoral por influência de um ciclone subtropical no oceano, alternando com períodos de melhoria. Média de 20 a 40 mm e pontuais de 70 a 100 mm na terça-feira, com risco alagamentos e deslizamentos.

Mar: entre a segunda (09) e quarta-feira (11/03), os ventos ficam mais intensos e persistentes no Litoral de SC, do quadrante sudeste a leste e acima de 60 km/h. Essa condição deixa o mar muito agitado, com ondas em torno de 3.0 m próximo a costa na terça e na quarta-feira, com risco de ressaca e alagamentos em cidades litorâneas.

Acompanhe atualizações de boletins !

Veja as recomendações da Defesa Civil SC (clique em leia mais)

 Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte Epagri-Ciram 

Sexta-feira (06/03): Pela manhã nebulosidade variável, algumas aberturas de sol e chuva fraca no Litoral e setor norte do Estado. No período da tarde retorna a condição de pancadas de chuva para todas as regiões.

AVISO: descargas elétricas (raios) e temporais com pontuais elevados de chuva de 30 a 50 mm, podendo superar esse valor no Litoral.

Sistema meteorológico: cavado em superfície associado ao deslocamento de uma frente fria.

carta 20150306

Carta sinótica – 06/03/2015 06h (GMT). Fonte: Defesa Civil SC.

 

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Sábado (07/03): Mais nuvens e condições de chuva no Litoral e áreas próximas do Vale do Itajaí e Planalto Norte, podendo ser mais persistente no Litoral Norte. Nas demais regiões, sol entre nuvens e pancadas isoladas de chuva, típicas de verão, no período da tarde e noite.

AVISO: descargas elétricas (raios) e temporais com pontuais elevados de chuva de 40 a 50 mm no Litoral Norte.

Sistema meteorológico: formação de um sistema de baixa pressão no oceano.

 

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

No domingo (08), o tempo segue mais instável com chuva mais persistente no Litoral e áreas próximas que abrangem parte do Vale do Itajaí, devido a influencia de um sistema de baixa pressão no oceano.

AVISO: média diária de chuva entre 20 e 30 mm e pontuais de 50 mm no Litoral Norte e Grande Florianópolis com risco de alagamentos. Nas demais regiões, sol entre nuvens e pancadas de chuva especialmente entre a tarde e noite. 

 

Na segunda (09) e na terça-feira (10), ainda ocorre chuva mais intensa no Litoral por influência de um ciclone sobre o oceano, alternando com períodos de melhoria.

AVISO: Média de 20 a 40 mm e pontuais de 70 a 100 mm na terça-feira (10), com risco alagamentos e deslizamentos. Neste período, os ventos ficam mais intensos e persistentes de sudeste acima de 60 km/h e o mar muito agitado (ondas acima 3.0 m próximo a costa) com risco de ressaca. Acompanhe atualização de boletins!

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

ATENÇÃO – 13h15min: Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios), nas regiões Oeste, Meio-Oeste, Planaltos Norte/Sul e Litoral Norte de SC. Fonte: Epagri/Ciram