Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil 08.03.2015

ATUALIZAÇÃO DE AVISO METEOROLÓGICO – Fonte: Epagri/Ciram

No decorrer da semana, entre segunda (09) e quinta-feira (12/03), a condição de tempo deve ser instável no Litoral Catarinense. O Litoral Sul do Estado deve ter chuva mais frequente durante este período. O vento deve ser moderado a forte por alguns momentos nas cidades litorâneas e o mar deve ficar agitado, especialmente a partir de quarta-feira (11).

O volume de chuva esperado na segunda-feira (09) é maior no Litoral Sul do Estado, entre 20 e 30 mm.

Na terça-feira (10) ocorre chuva mais intensa, mais uma vez no Litoral Sul, com volumes em média entre 50 e 60 mm e pontuais podendo chegar a 80 mm. O vento aumenta de intensidade no decorrer da terça-feira, com rajadas entre 40 e 50 km/h.

Na quarta-feira (11), o tempo segue instável no Litoral Sul do Estado, com volume previsto de 20 a 30 mm em média na região. Os ventos continuam fortes, com média de 40 km/h e rajadas de 60 a 70 km/h.

Na quinta-feira (12), a chuva diminui de volume, entre 10 e 20 mm em média. O vento persiste mais forte no Litoral Sul, com rajadas de 60 km/h.

Mar: A partir da terça-feira (10), a condição de mar sofre alteração, devido aos ventos que ficam mais intensos e persistentes no Litoral de SC. Essa condição deixa o mar muito agitado, com ondas em torno de 2.5 a 3.0 m próximo à costa na terça, na quarta-feira e quinta-feira, com risco de ressaca, desfavorável a navegação e atividades de pesca.

Acompanhe atualizações de boletins !

Veja as recomendações da Defesa Civil SC (clique em leia mais)

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos/Escorregamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras. Perigo a navegação e a atividade de pesca.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte Epagri-Ciram

Em atualização.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção
Secretaria de Estado da Defesa Civil