Aviso e previsão voltada para defesa civil 28.05.2017

nowcasting

ALERTA – 29/05/2017 00h00min – Nas próximas 6 horas, condições propícias para deslizamentos de terra no Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Oeste e Meio Oeste Catarinense.

ATENÇÃO – 29/05/2017 23h00min – Nas próximas 3 horas, segue a condição de chuva fraca em SC, podendo ser moderada por alguns instantes, especialmente no Meio Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.

Recomendações da Defesa Civil SC

Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros 193.

_______________________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

AVISO

AVISO METEOROLÓGICO EPAGRI/CIRAM

Inicio: 28/05/2017 às 12:00h

Fim: 28/05/2017 às 00:00h

Regiões: todas

Previsão: Persistência de chuva, moderada a localmente forte em alguns momentos em todas as regiões do Estado.

Acumulado de chuva no período: média de 20 a 40 mm no Estado, podendo ocorrer pontuais maiores, especialmente do Meio Oeste ao Litoral Sul.

Sistema: Sistema de baixa pressão em formação sobre SC.

Atualizado em 28/05/2017 às 12h00min.

NOTA: os indicativos são de que os últimos dias do mês maio sejam de tempo úmido e chuva frequente em SC, com previsão de volume elevado até a próxima quarta-feira (31/05).

Erikson de Oliveira – Meteorologista Epagri/Ciram

Recomendações da Defesa Civil SC:

Alagamentos/Inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros 193.

OBSERVAÇÃO MARÍTIMA – EPAGRI-CIRAM

Inicio: 31/05/2017 às 12:00h

Fim: 01/06/2017 às 23:59h

Regiões: Litoral

Previsão: Vento forte de sudoeste a sul, com rajadas de 70 a 100 km/h. Mar muito agitado com picos de onda de 3,0 m, desfavorável para pequenas e médias embarcações.

Sistema: ciclone extratropical na costa de Santa Catarina.

Laura Rodrigues – Meteorologista Epagri/Ciram

ATENÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

Segunda-feira (29/05) – ATENÇÃO PARA TEMPORAIS ISOLADOS

Tempo: Variação de nuvens e pancadas de chuva no decorrer da tarde e noite em todas as regiões. Segue o risco de temporal localizado no período da tarde e noite.

Temperatura: Segue amena, sem grande variação devido à nebulosidade.

Vento: noroeste a sudoeste, moderado com rajadas.

Sistema: Sistema de baixa pressão influenciando SC.

Terça-feira (30/05) – ATENÇÃO PARA CHUVAS INTENSAS

Tempo: Muitas nuvens em todas as regiões, com chuva a partir da tarde se estendendo também para a noite. Maior volume de chuva nas regiões de divisa com o RS.

Temperatura: Segue sem amena sem grande variação.

Vento: sudeste a nordeste, moderado com rajadas.

Quarta-feira (31/05) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: instável com chuva, moderada a forte em alguns momentos, com temporais localizados. Atenção para alto volume de chuva e ventos fortes podendo atingir principalmente o Planalto Sul e Litoral. A partir da tarde a chuva diminui no Oeste e à noite nas demais regiões.

Temperatura: Amena.

Vento: nordeste a sudoeste, moderado a forte com rajadas.

Quinta-feira (01/06)

Tempo: Tempo seco com diminuição gradativa da nebulosidade no decorrer do dia em todas as regiões do Estado devido à chegada de uma massa de ar frio e seco.

Temperatura: Amena pela manhã e à tarde e em queda significativa a partir da noite devido à chegada da massa de ar frio.

Vento: sudoeste, moderado com rajadas.

TENDÊNCIA de 02 a 11 de junho de 2017

Nos dias 02 a 04/06, uma massa de ar frio e seco deixa o tempo firme com sol, poucas nuvens e temperatura baixa em SC, com condições de geada nas áreas altas do Oeste ao Planalto. No restante do período, há indicativos de chuva nos dias 05 a 08/06 e de nova queda de temperatura a partir do dia 09 ao dia 11.

Erikson de Oliveira – Meteorologista

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

ATENÇÃO – 28/05/2017 19h:01 – Nas próximas 3 horas, segue a condição de chuva fraca em SC, podendo ser moderada por alguns instantes, especialmente no Meio Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.

ALERTA – 28/05/2017 18h00min – Nas próximas 6 horas, condições propícias para deslizamentos de terra no Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Oeste catarinense.

ATENÇÃO – 28/05/2017 – 11h25min: Segue a condição de chuva persistente moderada no Meio Oeste, Vale do Itajaí, Planalto Norte, Planalto Sul e Litoral Sul nas próximas 2h. (Epagri/Ciram)

ATENÇÃO – 28/05/2017 – 07h52min: Chuva persistente moderada no Oeste, Meio Oeste e Planalto Norte nas próximas 3h. (Epagri/Ciram)

ATENÇÃO – 28/05/2017 – 00h00min: Persiste condição de Chuva com descarga elétrica em todo o estado nas próximas 3 horas. (Epagri/Ciram)