Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil 09.03.2015

AVISO METEOROLÓGICO – Fonte: Epagri/Ciram

Nesta segunda (09) e terça-feira (10/03), ocorre chuva mais intensa no Litoral por influência de um ciclone subtropical no oceano. Média diária de 20 a 40 mm no Litoral com pontuais de 80 a 100 mm, entre Florianópolis e o Litoral Sul com pontuais de 80 a 100 mm, podendo superar 100 mm em algumas cidades, com risco de alagamentos e deslizamentos.

Na quarta (11) e na quinta-feira (12/03), ainda ocorre chuva no Litoral, especialmente no Litoral Sul onde se espera pontuais de 30 a 50 mm.

AVISO PARA NAVEGAÇÃO: entre terça (10) e quinta-feira (12/03), os VENTOS ficam mais intensos e persistentes no Litoral de SC, de quadrante sul e acima de 60 km/h (vendaval), com rajadas podendo superar este valor. Essa condição deixa o mar muito agitado entre Florianópolis e o Litoral Sul, com ondas em torno de 2.5 a 3.0 m próximo à costa de terça (10) a quinta-feira (12), com risco de ressaca especialmente na quarta e quinta-feira, desfavorável a navegação e atividades de pesca.

VENDAVAL: ventos intensos com rajadas que podem ultrapassar os 60 km/h, podendo provocar destelhamentos e queda de galhos de árvores. Recomenda-se atenção especial para atividades ao ar livre, e em caso de rajadas intensas de vento ficar em local abrigado.

Acompanhe atualizações de boletins !

Veja as recomendações da Defesa Civil SC (clique em leia mais)

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos/Escorregamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Tempestades com vento: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras. Perigo a navegação e a atividade de pesca.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC  Fonte Epagri-Ciram

Segunda-feira (09/03): No Litoral, condição de chuva no decorrer do dia. A chuva deve ser moderada a forte por alguns momentos, principalmente na Grande Florianópolis e Litoral Sul. À tarde ocorrem pancadas de chuva de forma isolada no Oeste, Meio Oeste, Vale do Itajaí e Planalto.

AVISO: pontuais de chuva de 30 a 40 mm em média no Litoral, com pontuais de 80 a 100 mm, podendo superar estes valores em algumas localidades.

Sistema meteorológico: sistema de baixa pressão no oceano influenciando o Litoral de SC. Vórtice Ciclônico em Altos Níveis.

CARTA SINÓTICA:  Fonte Defesa Civil SC.

carta 20150309

Carta sinótica – 09/03/2015 06h (GMT). Fonte: Defesa Civil SC.

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE: Fonte Epagri-Ciram

Terça-feira (10/03): A condição de tempo permanece mais instável no Litoral Sul e Grande Florianópolis. No Litoral Norte, muitas nuvens e chuva isolada no decorrer de todo o dia. À tarde, pancadas de chuva no Oeste, Meio Oeste, Vale do Itajaí e Planalto.

AVISO: Pontuais de chuva de 20 a 40 mm e pontuais de 80 a 100 mm na Grande Florianópolis e Litoral Sul. Ventos fortes, com rajadas acima de 60 km/h e agitação marítima no Litoral.

Sistema meteorológico: ciclone subtropical no oceano, com influência no Litoral.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Na quarta-feira (11/03), ocorre chuva mais intensa no Litoral Sul, por influência do um ciclone subtropical. Nas regiões da Grande Florianópolis e Litoral Norte, variação de nuvens e chuva isolada no decorrer do dia.

Na quinta-feira (12/03), persiste o tempo instável no Litoral Sul e chuva a partir da tarde nas demais regiões do Litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte.

AVISO: média de 20 a 30 mm no período, com maiores volumes esperados para o Litoral Sul.

Na sexta-feira (13/03), a chuva diminui no Litoral.

AVISO PARA O MAR: no decorrer da terça (10) e especialmente na quarta-feira (11/03), os ventos ficam mais intensos e persistentes no Litoral de SC, do quadrante sul e acima de 60 km/h (vendaval), com rajadas podendo superar este valor. Essa condição deixa o mar muito agitado, com ondas em torno de 2.5 a 3.0 m próximo à costa da terça (10) à quinta-feira (12/03), com risco de ressaca, desfavorável a navegação e atividades de pesca.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção
Secretaria de Estado da Defesa Civil