Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil 10.03.2015

ALERTA PARA DESLIZAMENTOS: Risco moderado de deslizamentos em algumas áreas vulneráveis da Grande Florianópolis ao Litoral Sul de SC. Municípios com Risco Moderado de Deslizamentos: Florianópolis, Garopaba, Tubarão, Morro da Fumaça, Criciúma, Nova Veneza, Meleiro, Jacinto Machado, Maracajá, Imbituba e Forquilhinha. A precipitação acumulada em 24 horas supera os 100 mm em algumas cidades, e em 72 horas em até 183 mm nas estações do Cemaden, e há previsão de chuva entre a tarde e noite desta terça (10) e a quarta-feira (11/03), conforme Aviso Meteorológico. Fonte Cenad/Cemaden e SDC

AVISO METEOROLÓGICO – Fonte: Epagri/Ciram

Entre esta terça (10) e manhã de quarta-feira (11/03), persiste a previsão de chuva mais intensa entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul por influência de um ciclone subtropical no oceano. A média de chuva varia de 30 a 40 mm com pontuais de 80 a 100 mm, podendo superar 100 mm em algumas cidades, especialmente no Litoral Sul, com risco de alagamentos e deslizamentos em áreas vulneráveis. No decorrer da quarta-feira (11) a chuva diminui.

AVISO PARA NAVEGAÇÃO: Risco para o mar da Grande Florianópolis ao Litoral Sul, entre o fim desta terça (10) e quarta-feira (11), os ventos ficam mais intensos e persistentes, soprando do quadrante sul e acima de 60 km/h (vendaval). Essa condição deixa o mar muito agitado, com ondas em torno de 2.5 a 3.0 m próximo à costa de terça (10) a quinta-feira (12), com risco de ressaca especialmente na quarta (11) e quinta-feira (12), desfavorável a navegação e atividades de pesca. A ressaca e a maré alta também causam alagamentos na costa.

VENDAVAL: ventos intensos com rajadas que podem ultrapassar os 60 km/h, podendo provocar destelhamentos e queda de galhos de árvores. Recomenda-se atenção especial para atividades ao ar livre, e em caso de rajadas intensas de vento ficar em local abrigado.

Acompanhe atualizações de boletins !

Veja as recomendações da Defesa Civil SC (clique em leia mais)

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos/Escorregamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Tempestades com vento: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras. Perigo a navegação e a atividade de pesca.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte Epagri-Ciram

Terça-feira (10/03): A condição de tempo permanece mais instável, com chuva no Litoral Sul. Na Grande Florianópolis, condição de chuva no decorrer do dia porém ocorrem mais aberturas. À tarde, pancadas de chuva no Oeste, Meio Oeste, Vale do Itajaí, Planalto e Litoral Norte.

AVISO: Pontuais de chuva de 20 a 40 mm e pontuais de 80 a 100 mm na Grande Florianópolis e Litoral Sul. Ventos fortes, com rajadas acima de 60 km/h a partir da noite e agitação marítima nestas duas regiões.

Sistema meteorológico: ciclone subtropical Cari no oceano com influência no Litoral de SC.

CARTA SINÓTICA – Fonte: Defesa Civil SC

carta 20150310

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE: Fonte: Epagri/Ciram

Quarta-feira (11/03): No Litoral Sul, ainda permanece a condição de chuva no decorrer de todo o dia, com alguns períodos de melhoria. Na Grande Florianópolis, chuva mais forte no início do dia. No Oeste, Meio Oeste, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte, pancadas de chuva de forma isolada à tarde.

AVISO: Pontuais de chuva de 20 a 30 mm no Estado. Rajadas de vento fortes na Grande Florianópolis e Litoral Sul.

Sistema meteorológico: ciclone subtropical no oceano, com influência no Litoral.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Na quinta-feira (12/03), chuva no início do dia no Litoral Sul, devido aos ventos que sopram do mar, e a partir da tarde na forma de pancadas nas demais regiões da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte.

Na sexta-feira (13/03), pancadas de chuva de forma isolada no Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte. Tempo mais seco nas demais regiões.

No sábado (14/03), condição de pancadas à tarde nas regiões do Planalto, Litoral e Vale do Itajaí.

Mar agitado na quarta e quinta-feira, com ondas em torno de 2.5 a 3.0 m próximo à costa, com risco de ressaca, desfavorável a navegação e atividades de pesca.

AVISO PARA O MAR: no decorrer da quarta (11) e na quinta-feira (12/03), os ventos ficam mais intensos e persistentes no Litoral de SC, do quadrante sul e acima de 60 km/h (vendaval), com rajadas podendo superar este valor. Essa condição deixa o mar muito agitado, com ondas em torno de 2.5 a 3.0 m próximo à costa da quarta (11) e quinta-feira (12/03), com risco de ressaca, desfavorável a navegação e atividades de pesca.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção
Secretaria de Estado da Defesa Civil